Well, aqui começam os primeiros sintomas de uma possível psicose ou talvez uma leve esquizofrenia no nosso menino.....
Hitchcock ia gostar deste episódio....
Faça uma pausa...sustenha a respiração... Este espaço é do suspense e afins... Beba um chocolate quente, leia um livro, veja um filme...take your time...
sábado, 20 de abril de 2013
Bates Motel - Inside the Episode 101
Uma ótima série sobre a adolescência de Norman Bates e sobre sua tortuosa mãe, Norma.
Interessante, no mínimo.
Interessante, no mínimo.
segunda-feira, 15 de abril de 2013
O Morro dos Ventos Uivantes- Emily Brontë
O Morro dos Ventos Uivantes, Emily Brontë, Martin Claret,2004, São Paulo.
Título Original- Wuthering Heights, 1847
"Acabo de voltar de uma visita ao meu proprietário- o único vizinho que me poderá causar inquietações. Esta região daqui, é na verdade, maravilhosa! Creio que não teria encontrado em toda a Inglaterra, lugar tão completamente afastado da agitação mundana." (pág. 11)
"(...) era ele bastante sensato para compreender o temperamento de Heathcliff e saber que, embora sua aparência exterior estivesse mudada, sua natureza não mudara nem poderia mudar. Ele temia sua natureza." (pág. 122)
"- Será ele um lobisomem ou um vampiro?- perguntava eu. Havia lido histórias a respeito desses horrendos demônios encarnados. Depois refleti que havia cuidado dele em toda sua infância, que fora testemunha de sua passagem à adolescência, que o havia seguido durante toda a sua existência e que era um absurdo ceder àqueles sentimentos de terror."(pág. 382)
Para quem gostar de emoções fortes, uma boa dose de crueldade à mistura com um amor que atravessa os séculos, eis o livro indicado.
Escrito dentro do romantismo gótico, por Emily Brontë sob o pseudônimo de Ellis Bell, tornou-se um clássico da literatura mundial.
É interessante ressaltar que o próprio ambiente, a charneca, a localização da propriedade Morro dos Ventos Uivantes é também um personagem, que faz com que as sensações de isolamento, frio, horror sejam sentidas pelo leitor, assim como transmite o quão sombrio, lúgubre e desolado o ambiente interno consegue ser.
O Morro dos Ventos Uivantes possui personagens fortes, cruéis, maléficos, no sentido bruto das palavras, passa-se em um ambiente rural, na Inglaterra, entre 1801 e 1802, mas narra a saga de duas gerações atormentadas e amaldiçoadas pelo local, pela vingança, ira e por incrível que pareça, pelo amor.
Heathcliff, é adotado pelo Sr. Earnshaw quando criança e desperta o ciúme em Hindley, o filho legítimo, pois o pai protegia o rapaz.
Nesta família dotiva, Heathcliff conhece Catherine, da mesma idade, irmã de Hindley.
Dessa amizade nascerá um amor incontrolável, porém tortuoso, de ambas as partes.
Este foi o rastilho que desencadeou a narrativa, pois a partir desse amor, correspondido, mas não assumido, a família toda de Cathy desmorona, tanto no sentido emocional, quanto no sentido financeiro, moral, e porque não dizer, metaforicamente falando, no sentido físico, pois toda ela, um a um, encontram a morte ou a ruína.
Oh, pobre Cathy....
Não podemos deixar de dar o quinhão que a Catherine pertence: ela não se parece nada com uma heroína dos romances de cavalaria; revela-se caprichosa, manipuladora, instável, cruel lá à sua maneira, e com traços que hoje em dia reconhecemos como psicóticos.
Então seria somente Heathcliff responsável pela queda das famílias Linton e Earnshaw?
Até onde pode-se ir motivado pela vingança?
Pela mágoa?
Pela rejeição?
Quanto um homem estaria disposto a perder pelo amor de sua vida?
Se o leitor espera ter, como as badanas e contracapas do livro insistem em dizer, um romance que desafia o tempo, pode ter uma decepção.
O amor desafia o tempo em O Morro dos ventos Uivantes, mas igualmente o desafiam a ira, a dor, o sofrimento, o horror, a insanidade, a maldade, com a mesma intensidade.
Portanto, é um romance? Sim, mas um romance ao melhor estilo gótico britânico, um clássico sem dúvida.
Inesquecível.
Libertador.
O livro teve várias adaptações para cinema eis algumas delas:
Versão de 1939
Versão de 1992
Versão de 2009- produzida pela BBC
domingo, 7 de abril de 2013
Coma- Robin Cook
Coma, Robin Cook, Círculo do Livro, s/d, São Paulo
Título original: Coma, 1977.
" Nancy Greenly adormeceu às sete horas e vinte e quatro minutos do dia 14 de fevereiro de 1976 pela última vez." (pág.12)
"Rapidamente Cowley recolocou no armários os remédios que haviam caído no chão.
Depois tornou a trancar o armário. Em seu caderninho de notas escreveu o número 338. Cowley ia mais tarde ver a quem pertencia. Apesar de sua raiva, teve a presença de espírito para receber que aquele esconderijo era importante e tinha sérias implicações para todo o hospital. E para com as coisas que o preocupavam, Cowley tinha uma memória de elefante" (pág.37)
"Sem poder acreditar, Goodman insistiu várias vezes. Tentou mais uma vez, até que seus olhos ficaram vagos. E Goodman articulou apenas duas palavras em voz alta:
- Santo Deus!" (pág.82)
Bem, este livro é um clássico dos anos 70, e vale à pena ser lido por diversos motivos: bem escrito, trama interessante, suspense bem dosado, o assunto delicado no campo "underground" da medicina, e porque ele é um precursor, vamos chamar assim, do atual thriller médico de suspense, bastante explorado por Tess Guerritsen por exemplo, em O Cirurgião.
Neste livro temos a estudante de medicina Susan Wheeler trabalha no Memorial Hospital em Boston e durante sua estadia no hospital, observa que vários pacientes internados para pequenas cirurgias de rotina não mais voltavam da sala de cirurgia, permaneciam em coma profundo sem uma razão plausível devido ao baixo risco das cirurgias ás quais eram submetidos.
Inicia por conta própria uma investigação sobre as causas que levaram pacientes "saudáveis" a entrarem em coma profundo para sempre.
Durante as investigações Susan vai passar por vários setores do Memorial, cada qual com seus segredos muito bem guardados até então.
Com a ajuda de Mark Below virá a desvendar o que está por trás dos sórdidos segredos do Memorial Hospital.
Mas o que terá levado os pacientes a entrarem em Coma?
Qual o objetivo dos médicos em mantê-los assim?
Quem seria o cabeça da operação Coma?
Aconselho o leitor a vestir a bata, as luvas de latex, a beber um café bem forte e entrar na sala de cirurgia 8 do Memorial Hospital e descobrir por si mesmo.
Boa leitura.
O livro teve até agora duas adaptações, ambas muito boas.
A primeira, de 1978 foi um filme bastante fiel ao livro com Michael Douglas em um dos papéis principais.
A segunda, em 2012 foi uma mini série do canal A&E com a atriz Lauren Ambrose no papel de Susan Wheeler com a direção de Ridley Scott e Tony Scott
Vejam o trailer do filme de 1978
As fotos promocionais da Série da A&E
O Trailer da Série da A&E
The Lovecraftsman: H.P. Lovecraft teams up with Edgar Allan Poe to in...
The Lovecraftsman: H.P. Lovecraft teams up with Edgar Allan Poe to in...: This is awesome, a graphic novel that has H.P. Lovecraft and Edgar Allan Poe working together to investigate the supernatural: Edgar Alle...
Pessoal vale à pena dar uma espreitadela, está espetacular.!!!
Pessoal vale à pena dar uma espreitadela, está espetacular.!!!
Assinar:
Postagens (Atom)