domingo, 7 de abril de 2013


                                                     
                                            Coma- Robin Cook


Coma, Robin Cook, Círculo do Livro, s/d, São Paulo
Título original: Coma, 1977.

" Nancy Greenly adormeceu às sete horas e vinte e quatro minutos do dia 14 de fevereiro de 1976 pela última vez." (pág.12)

"Rapidamente Cowley recolocou no armários os remédios que haviam caído no chão.
Depois tornou a trancar o armário. Em seu caderninho de notas escreveu o número 338. Cowley ia mais tarde ver a quem pertencia. Apesar de sua raiva, teve a presença de espírito para receber que aquele esconderijo era importante e tinha sérias implicações para todo o hospital. E para com as coisas que o preocupavam, Cowley tinha uma memória de elefante" (pág.37)

"Sem poder acreditar, Goodman insistiu várias vezes. Tentou mais uma vez, até que seus olhos ficaram vagos. E Goodman articulou apenas duas palavras em voz alta:
- Santo Deus!" (pág.82)

Bem, este livro é um clássico dos anos 70, e vale à pena ser lido por diversos motivos: bem escrito, trama interessante, suspense bem dosado, o assunto delicado no campo "underground" da medicina, e porque ele é um precursor, vamos chamar assim, do atual thriller médico de suspense, bastante explorado por Tess Guerritsen por exemplo, em O Cirurgião.
Neste livro temos a estudante de medicina Susan Wheeler trabalha no Memorial Hospital em Boston e durante sua estadia no hospital, observa que vários pacientes internados para pequenas cirurgias de rotina não mais voltavam da sala de cirurgia, permaneciam em coma profundo sem uma razão plausível devido ao baixo risco das cirurgias ás quais eram submetidos.
Inicia por conta própria uma investigação sobre as causas que levaram pacientes "saudáveis" a entrarem em coma profundo para sempre.
Durante as investigações Susan vai passar por vários setores do Memorial, cada qual com seus segredos muito bem guardados até então.
Com a ajuda de Mark Below virá a desvendar o que está por trás dos sórdidos segredos do Memorial Hospital.
Mas o que terá levado os pacientes a entrarem em Coma?
Qual o objetivo dos médicos em mantê-los assim?
Quem seria o cabeça da operação Coma?
Aconselho o leitor a vestir a bata, as luvas de latex, a beber um café bem forte e entrar na sala de cirurgia 8 do Memorial Hospital e descobrir por si mesmo.
Boa leitura.

O livro teve até agora duas adaptações, ambas muito boas.
A primeira, de 1978 foi um filme bastante fiel ao livro com Michael Douglas em um  dos papéis principais.
A segunda, em 2012 foi uma mini série do canal A&E com a atriz Lauren Ambrose no papel de Susan Wheeler com a direção de Ridley Scott e Tony Scott

                       Vejam o trailer do filme de 1978



                        As fotos promocionais da Série da A&E





                                 O Trailer da Série da A&E

Nenhum comentário:

Postar um comentário