O Assassinato de Roger Ackroyd , Agatha Christie, RBA, 2008,Espanha.
Título original- The Murder of Roger Ackroyd, Willian Collin Sons, 1926
" Estava uma noite tão amena que eu preferira ir a pé. Entrei no grande hall quadrado e Parker ocupou-se do meu sobretudo.(...)
- Boa noite doutor. Vem jantar? Ou é uma visita profissional? ( pág. 30)
"-Mr.Ackroyd não quer absolutamente ser perturbado- disse eu friamente.-Pediu-me que lho dissesse." (pág.42)
" Mas quem me dera que Hercule Poirot nunca se tivesse aposentado e vindo pra cá cultivar abóboras." (pág. 239)
Eh bien....aqui está um dos meus favoritos livros de Agatha Christie, bastante engenhoso e bem vistas as coisas, lembra um pouco "And then there were none" quando lerem verão porque estou a dizer isso.
Roger Ackroyd é assassinado com sua própria adaga em sua própria casa na noite em que o Dr.Sheppard, seu amigo de longa data, é convidado para o jantar.
Mr. Ackroyd tinha um segredo a contar ao amigo, e o faz, porém uma carta da falecida Mrs. Ferrars, muda todo o curso de sua história e acaba por se tornar a responsável pela sua trágica morte.
Precisamente por estes dias, Hercule Poirot muda-se para King's Abbot e torna-se vizinho do Dr.Sheppard e sua pitoresca irmã Caroline.
Como seria de se esperar, mesmo aposentado e a dedicar-se ao cultivo de abóboras, Poirot salta para dentro da investigação tendo como seu "Hastings" o próprio Dr. Sheppard.
Uma sucessão de segredos vai ser descoberta durante as investigações, parentes próximos com dificuldades financeiras, um casamento realizado às escondidas, um pedido de casamento prestes a ser aceito, chantagem, e um nome a preservar.
Pistas falsas são lançadas para confundir a polícia: botas ou sapatos? O crime foi cometido às 21 e 45? ou seria às 22? E a poltrona do escritório de Mr. Ackroyd estava ligeiramente deslocada para ocultar a janela ou seria outra coisa? Mr. Ackroyd chegou de fato a adquirir um ditafone??
Todos estes detalhes que escaparam aos investigadores da pequena Vila de King's Abbot, não escaparam com certeza a Hercule Poirot.
Um livro bem engendrado, surpreendente em seu final e claro, com a ponta de humor bem característico da autora, nomeadamente com a personagem Caroline Sheppard!
Recomendo!
Uma minissérie foi realizada em 2000 com base no livro:
Nenhum comentário:
Postar um comentário