quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Viva para Contar- Lisa Gardner



              Viva para Contar- Lisa Gardner



Viva para contar, Lisa Gardner, Editora Novo Conceito, 2012, Ribeirão Preto.
Título original- Live to Tell, 2010, Bantam, USA.



"Imagino se esta será a noite em que ele finalmente vai me matar.
 Este é Evan, o meu filho.
 Ele tem oito anos. " (pág.27)

" O corpo da menina pendia, pendurado por uma corda amarrada em um gancho no meio do teto, com uma cadeira de escritório com rodízios nos pés caída de lado. O camisolão cirúrgico verde cobria seu corpo esquálido, e o corpo balançava lentamente, como se brincasse com o vento." (pág.265)

"_ Vamos ficar- disse a enfermeira sem nenhuma emoção na voz._ essa é a função do único sobrevivente. Precisamos viver para contar o que houve. (pág. 266)

" - A ala psiquiátrica infantil fica no oitavo andar - dizia Greg.- Sim, é uma unidade de isolamento. Cuidados específicos. Somos uma instituição reconhecida, Vic; tudo vai ficar bem." (pág. 366)


Sabem daqueles livros que uma pessoa começa a ler e não consegue deixar de o fazer ?
Este é um deles.
Se calhar essa é uma característica dos best sellers, mas este é diferente até no rótulo "best seller", sou meio avessa a eles, pois acho que um fenômeno de venda em massa há muito que se lhe diga, mas isso é assunto para uma outra postagem....
O presente livro tem uma narrativa poderosa, dinâmica, bem construída, entrelaçada, suspense na dose certa, e traz um tema muito delicado que é crianças psicóticas.
Crianças confinadas a uma Clínica Psiquiátrica, a Clínica de Avaliação Pediátrica de Boston, portadoras dos distúrbios mentais mais assustadores e difíceis de lidar, uma enfermeira, Danielle Burton, sobrevivente de um massacre em sua própria casa, tenta guiar estas crianças para a luz, através do diálogo e psicoterapia.
Mas nem sempre os resultados são os esperados.
Quando as primeiras mortes começam a ocorrer disseminando famílias inteiras, a investigação da detetive D.D.Warren leva a relacionar as mortes com a clínica onde trabalha Danielle.
Com o decorrer das investigações, histórias sinistras vão se revelando ao mesmo tempo que a tentativa de salvar as crianças da escuridão em que vivem se torna mais complicada e ineficaz.
Histórias que se cruzam, memórias enterradas, crianças perturbadas, luta pela sanidade mental, e um final surpreendente é o que vos espera em "Viva para Contar"
Recomendo para aquelas épocas em que tudo o que se quer é uma boa história que nos tire da rotina, mas cuidado, é um tanto quanto perturbadora.
Podem começar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário