segunda-feira, 20 de julho de 2015



                          Domínio Sombrio- Val McDermid




Val MacDermid, Domínio Sombrio, Bertrand Brasil, 2010, Rio de Janeiro
Título original- A Darker Domain, 2008.

" Este livro é dedicado à memória de Meg e Tom McCall, meus avós maternos.
Eles me deram amor, ensinaram-me o sentido  de comunidadee jamais esqueceram a vergonha de ficar na fila da comida, em um centro de caridade, para poder alimentar os filhos pequenos. Graças a eles, cresci amando o mar, as florestas e o trabalho de Agatha Chrisitie. Uma dívida que não é pequena." (pág 8 -prefácio da autora)

"- E há quanto tempo essa pessoa está desaparecida?
- Vinte e dois anos e meio. Desde sexta-feira, 14 de dezembro de 1984, para ser exata. - Seu queixo se abaixou, e a truculência nublou seu semblante. - Será que é tempo suficiente para que você leve a sério? ( pág. 10)


Esta é a história de uma implacável busca pela verdade sobre o desaparecimento de Mick Prentice, um mineiro que durante uma greve se foi para sempre sem deixar vestígios, a inspetora de polícia Karen anos mais tarde, tenta desvendar o mistério com a ajuda de velhos amigos de Mick e sua família, porém o caso é mais tortuoso do que possa parecer.
Paralelamente se desenvolve a história de outro desaparecimento de uma herdeira milionária e seu filho.
À equipe de Karen junta-se uma jornalista persistente, e a filha de Mick, Misha, na tentativa de chegarem a um desfecho plausível para a questão.
Mas não é nada plausível nem previsível o que vão encontrar pelo caminho.
Este foi o primeiro livro que li da autora escocesa Val McDermid que li e não deixou nada a desejar às grandes autoras de histórias policiais como Agatha Christie, P.D. James, Erin Hart.
Recomendo a leitura no inverno com um bom edredon de penas e uma cama macia.

quarta-feira, 8 de julho de 2015

   
           Prato Sujo- Marcia Kedouk


Kedouk, Marcia,´Prato Sujo-Como a Indústria manipula os alimentos para viciar você.Editora Abril, 2013, São Paulo.

"Se um dia você resolver erigir um monumento em praça pública às boas intenções frustradas do pensamento científico, podia ser uma grandiosa estátua de um prato cheio de pó branco" ( pág. 13)

" Desde que o mundo é mundo seu cérebro se prostitui em troca de calorias" (pág. 35)

"Poucas invenções tiveram tanto impacto quanto o supermercado" (pág. 117)

Se você é daquelas pessoas que se preocupa com os alimentos que ingere, este livro vai ajudar a entender quais são os mais saudáveis, os  que prejudicam menos sua saúde.
Mas o principal objetivo dele é mostrar, desmascarar a indústria alimentícia nomeadamente a de fast food, e os subterfúgios por ela usados para viciar seu cérebro e fazer com que coma sem pensar em seu bem estar físico e mental.
Também complementa com capítulos específicos sobre transgênicos, aditivos, receitas, quantidade de calorias, que certos alimentos apresentam, quantidade de sal, e outros pontos interessantes sobre a alimentação .
Recomendável, e, aproveitando o post  ,o Hello CLarice ! inaugura mais uma rubrica que vai tratar de livros, revistas, eventos sobre gastronomia, pois sendo este blog uma homenagem a Hannibal Lecter, um gourmet a seu modo, também cabe aqui este tipo de postagens.
Boa leitura!