quinta-feira, 14 de setembro de 2017

ED E LORRAINE WARREN-DEMONOLOGISTAS-Arquivos sobrenaturais

                        Gerald Brittle






Ed e Lorraine- Demonologistas, Arquivos sobrenaturais. Gerald Brittle, Darkside Books, 2016, Rio de Janeiro.
Título Original-  The Demonologist : The extraordinary Career of Ed and Lorraine Warren. Gerald Brittle, Graymalkin Media, 1980,2002, U.S.A.



" Ao longo de pelo menos três décadas, Ed e Lorraine Warren  investigaram mais de 3 mil perturbações paranormais e sobrenaturais" ( pág. 18)

"Os Warren começaram a investigar fenômenos espirituais na metade da década de 1940, mas foi somente na década de 1970 que eles de fato se tornaram conhecidos pelo público" (...) em 1976, quando foram chamados a investigar relatos de uma irrupção de atividade demoníaca em Amityville, que Ed e Lorraine Warren, bem como seu extraordinário trabalho no campo dos fenômenos sobrenaturais, passaram a ser foco de atenção nacional. (pág. 23)

" Para aqueles que simplesmente se interessam pelo material, que querem aprender como evitar problemas com espíritos, o conhecimento do assunto representa não só poder, mas uma arma de proteção.  Em outras palavras, conhecer previamente é estar preparado." ( pág. 32)

" Por incrível  que possa parecer, a demonologia e o exorcismo ainda são praticados na era moderna. De fato, existem sete demonologistas reconhecidos apenas na América do Norte. Seis são clérigos ordenados,membros de diversas das principais religiões. E o sétimo é Ed Warren" (pág. 34)

" Há lugares no mundo que são realmente mal assombrados, e muitos destes lugares ficam na Inglaterra. O presbitério de Borley, por exemplo, é quase que um portal para o sobrenatural, e o tem sido por centenas de anos" ( pág. 48)

Desde miúda interessei-me por histórias de fantasmas e afins, e, portanto minhas leituras eram direcionadas na medida do possível, para este campo.
O casal Edward e Lorraine me são, por assim dizer, velhos conhecidos. Desde que li e assisti ao filme Horror em Amityville, em 1979.
Posso dizer, que tenho uma biblioteca considerável sobre o assunto, e uma videoteca igualmente farta.
Penso como Ed, em uma das citações acima :" o conhecimento do assunto do assunto representa, (...) uma arma de proteção"
O livro descreve os casos enfrentados pelo casal, com minunciosidade, veracidade, e decoro.
Não há nenhum tom jocoso que possa humilhar, diminuir, desmentir os relatos das famílias que passaram por possessões, invasão de espíritos nas casas, poltergeists, e outros problemas de ordem muito séria testemunhados por Ed e Lorraine.
Há um todo um estudo feito dos casos, entre os mais perigosos, posso citar o da boneca Anabelle,  o Caso de Enfield, em Inglaterra, o Caso de Amityville, e talvez o mais insidioso e perigoso de todos que foi o Caso da família Foster, que deu origem ao filme The Conjuring.
O filme foi bastante fiel, segundo as descrições das manifestações dos poltergeists na casa, mas nada se compara ao relato aterrorizado da senhora Sandy Foster, ao contar aos Warren os horrores que a família passou antes do casal prestar ajuda.
Para os que não acreditam no mundo dos espíritos, energias, vibrações, portais, fica difícil e desnecessária a leitura. Mas para aqueles que em algum momento em suas breves vidas ouviram, sentiram odores, presentiram, presenciaram seus animais de estimação ladrar para paredes em branco, precisam ler este bem escrito livro para ao menos perceberem que não estão sós.
Boa leitura!
















https://youtu.be/6jLFmb-gWxY

Nenhum comentário:

Postar um comentário