domingo, 21 de outubro de 2012



           Trocas Macabras- Stephen King





Trocas Macabras, Stephen King, Francisco Alves, 1992, Rio de Janeiro.
Título original- Needful Things, 1991.

"Você não poderia te escolhido dia melhor para voltar a Castle Rock"(Pág.11)

"- Esta figurinha tem dois preços,Brian. Metade...e metade. Uma metade em dinheiro. A outra, um favor. Você me entende?"(Pág.36)

" O sininho acima da porta tilintou e duas outras senhoras entraram.
Em Coisas Necessárias, começava o primeiro dia completo de negócios."(pág.48)

Bem, mais uma vez vou manifestar meu desagrado com a tradução brasileira do título do livro,poderia muito bem ter sido traduzido como "Coisas Necessárias", o que se aproxima mais do enredo e ficaria melhor, esse título que o livro levou pode dar uma errada ideia sobre ele, e é por isso que eu continuo preferindo as edições portuguesas....Enfim....
Needful Things é o último livro de King em Castle Rock, o que é uma pena para os fãs, já que ela foi cenário de tantas outras histórias como por exemplo Cujo, O cão da Polaroid, Saco de Ossos, Zona Morta.
Nesta última história em Castle Rock, Leland Gaunt, vindo sabe-se lá de onde, instala-se na cidade e abre uma curiosa loja de antiguidades, por assim dizer. A loja, chamada Coisas Necessárias, vendia de tudo um pouco, sempre havia o objeto certo para cada morador da pequena e pacata cidade.
As fantasias, os desejos mais ocultos, são realizados com a compra de determinado objeto, cada morador, ou pelo menos os que visitam a loja, realiza seu sonho mais secreto com uma simples compra.
Porém há um preço a pagar....
Gaunt cobra seus clientes de duas formas, uma em dinheiro e a outra com um pequeno favor, pede sempre a cada um que faça uma  "inofensiva" travessura com a pessoa que ele determinar, nada grave, apenas uma partida, como no Halloween, gostosuras ou travessuras, mais ou menos isso.
Caso não cumpram sua parte do acordo, seus objetos ser-lhes-ão restituídos, e claro isso ninguém gostaria que acontecesse....
Tais travessuras, vão desencadear uma série de acontecimentos violentos e cruéis, semeando o caos e destruição em Castle Rock.
Como a Teoria do Caos, só que no mesmo local.
Mas afinal quem é de fato, Leland Gaunt? De onde veio? Seria ele um colecionador de antiguidades (aliás há uma forte semelhança entre ele e o personagem de Salem's Lot, o senhor Strawker)ou um colecionador de almas?
Com personagens interessantes, cada qual com sua microbiografia contada magistralmente pelo autor, o livro tem uma solidez invejável, as vidas dos personagens seus sonhos, frustrações, segredos são vasculhados ao pormenor o que confere a narrativa um tom acolhedor no meio ao horror.
Para quem vai deixar a cidade de vez, essa foi uma boa despedida!
Leitura super recomendada!

O livro foi adaptado para o cinema em 1993 veja a primeira parte:


Nenhum comentário:

Postar um comentário