domingo, 22 de setembro de 2013

Domínio Sombrio- Val McDermid



       Domínio Sombrio-Val McDermid





Domínio Sombrio, Val McDermid, Bertrand Brasil, 2010, Rio de Janeiro.

Título original- A Darker  Domain, 2008.


" - Quero informar o desaparecimento de uma pessoa. (...)
  - E há quanto tempo essa pessoa está desaparecida?
  - Vinte e dois anos e meio. Desde a sexta feira, 14 de dezembro de 1984, para ser exata- Seu queixo se abaixou, e a truculência nublou seu semblante.- Será que é tempo suficiente para que você leve a sério?" (pág.10)

" - Nada concreto- disse Karen.- Mas você estava certa. Seu pai não foi para Nottinghan com os fura greves. O que quer que tenha acontecido com ele, não foi isso." (pág. 178)

" Não era preciso ser um detetive para concluir que alguma coisa dera terrivelmente errado. Mas para quem? E, talvez ,o mais importante : por quê?" (pág. 223)

"A Darker Domain" foi o primeiro livro que li de Val McDermid e gostei.
Uma escrita sóbria, clara, lembra um pouco Tess Gerritsen, mas os estilos de escrita não se confundem.
Em particular o livro é escrito em flash backs nos quais os personagens narram, geralmente para a detetive Karen Pirie, os acontecimentos daquele fatídico dia em que Mick Prentice desapareceu supostamente com os fura greves mineiros.
A narrativa gira em torno de dois casos em aberto, aparentemente independentes: o primeiro é o desaparecimento de Mick Prentice, um mineiro que deixou sua família para se unir aos fura greves, o outro é o desaparecimento de Adam, neto de Broderick um milionário de Fife cuja filha morrera durante as negociações com os sequestradores.
Para descobrir o que ocorreu com ambos, Adam e Mick, a investigadora Karen vai unir-se a jornalista Annabel Richmond ( meio contra a gosto) e juntas descobrirão que por trás de vidas aparentemente normais escondem-se sórdidos amores, mentiras, erros e traições.
Não pensem encontrar aqui uma mera narrativa de suspense daquelas em que o mais importante é encontrar o criminoso, em Domínio Sombrio, o mais importante está nas razões que impulsionaram os personagens a agirem como não se esperava deles. E por fim, tentar entendê-los.
Boa leitura!


2 comentários:

  1. Gostei da premissa, Fabiana! Mais um para a lista de compras hehe. Tudo bem contigo? Um abraço! :)

    ResponderExcluir
  2. Olá Nelson! obrigada pelo comentário, pode comprar que é bom....abraços.

    ResponderExcluir