TESTEMUNHA DA ACUSAÇÃO- Agatha Christie
Testemunha da Acusação, Agatha Christie, 3ª edição, Civilização Brasileira, 1970, Rio de Janeiro.
Título original em inglês- Witness for the Prosecution
Robarts- " Do princípio...Conte-me o princípio...Como foi que a conheceu?" (pág. 13)
Romaine- "Mas eu quero que me explique bem, para eu saber o que eu faço. Se eu disser: sim, Leonardo estava comigo no apartamento ás 9 e 30, ele será absolvido? A justiça o deixará em paz? (As maneiras dela deixam o advogado perplexo). (pág. 52)
O presente livro não é um dos meus favoritos da autora,como por exemplo, "As dez figuras negras", "O Assassinato de Roger Ackroyd" ou "Sangue na piscina" só para citar alguns, mas não há dúvida que é um livro marcante, principalmente na época em que foi escrito.
Esta peça em três atos nos apresenta uma trama simples: Leonard Vole é acusado da morte de uma senhora, French, a qual conheceu por acaso na rua e dela se tornou amigo íntimo.
O acusado vai á procura do advogado Robarts para defendê-lo. São chamadas a depor Janet, a governanta da Sra. French que claramente não gosta de Leonard; e também sua esposa, Romaine, que ao princípio corrobora com o depoimento do marido, para depois tornar-se numa gélida testemunha de acusação.
Passada praticamente em tribunal, a peça traz diálogos de cortar à faca, rápidos e surpreendentes, prendendo o leitor numa teia de intrigas trazendo um desfecho inesperado. Mesmo inesperado.
O livro foi adaptado para o cinema com nada mais nada menos que Marlene Dietrich no papel de Romaine. Desempenho, aliás, excelente, não poderia ser melhor escolha. Foi o mesmo que designar Anthony Hopkins para o papel de Hannibal Lecter. No coments.
Testemunha da Acusação manteve-se em cartaz durante anos seguidos nos teatros de Londres, Paris e New York.
Um livro de referência obrigatória para os admiradores de Agatha Christie.
Vídeo do filme realizado em 1957.
Fotos do filme com Marlene Dietrich
Olá Fabiana! Ainda não li o livro, mas o filme é uma verdadeira obra-prima! Espero ter a oportunidade de lê-lo. Um abraço!
ResponderExcluirOLá Nelson! O livro é muito bom,há duas versões,uma como peça de teatro, e outra em texto corrido. O filme realmente é uma obra prima, tens toda razão. abraços.
ResponderExcluir