terça-feira, 1 de maio de 2012



         O CLUBE MEFISTO - TESS GERRITSEN










O Clube Mefisto, Tess Gerritsen-  The Mephisto Club, 2ª ed, Record,2011.


"_Você já leu o Livro de Enoque, detetive?- perguntou Edwina, voltando a encher a taça de vinho." (pág.378)


"O mal não tem uma explicação fácil. Hoje, mais de 2 mil anos depois de O Livro de Enoque ter sido escrito, não avançamos muito na compreensão de por que o mal existe. Tudo o que sabemos é que existe." (pág.399)


O Clube Mefisto não é, definitivamente, mais um policial do muitos que por aí andam. Falar sobre ele é quase um exercício infrutífero dado a sua riqueza de enredo, citações bíblicas, textos apócrifos, por isso tem-se a sensação de que palavras não chegam para descrevê-lo, e é mesmo assim.
Há muito não lia algo do gênero que fosse tão rico em detalhes ( sem ser maçador), com uma trama que mal dá ao leitor a oportunidade de respirar antes de virar a página. Para se refletir no que foi lido, há que buscar nossas memórias de outras leituras para que possamos seguir adiante na próxima página.
Acho interessante no livro a presença da intertextualidade, onde o texto do livro ao fluir, remete para os textos bíblicos, dos textos bíblicos para a História Antiga ( a autora foi estudante de antropologia) e dessa para os textos apócrifos, o que torna a leitura interessante e curiosa.
Tess Gerritsen antes de lançar-se á escrita, estudou medicina, o que confere a sua personagem Maura Isle conhecimentos de patologia forense bastante detalhados, tornando as cenas bastante reais sem beirar o grotesco.
Maura Isle e Jane Rizzoli respectivamente patologista e detetive, são chamadas para investigar um brutal  assassinato na véspera de Natal. Tudo no local  do crime indica ritual satânico. O segundo crime vai levá-las á mansão de Antony Sansone, mentor e estudioso da Fundação Mefisto.
A partir daí ambas embarcam em queda livre em direção ao rasto do mal. Literalmente!
Pelo meio, vamos encontrar os conflitos pessoais de ambas, a quebrar um pouco a tensão dos assassinatos e sua busca pelo seu autor.
Para quem gostar de um bom policial, leitura obrigatória.

Um comentário:

  1. Já ouvi maravilhas da autora, infelizmente ainda não tive a oportunidade de ler uma de suas obras, me parece que essa seria uma indicação perfeita para começar.

    ResponderExcluir