domingo, 26 de agosto de 2012

                 
                Filme do Mês - Agosto

             The Innocents- Jack Clayton




The Innocents, 1961
Realizador- Jack Clayton
Idioma- Inglês
Brasil- Os Inocentes
Portugal- Os Inocentes
Duração- 100 min, preto e branco
Atores/ Personagens principais- Deborah Kerr (Miss Giddens), Megs Jenkins (Mrs. Grose), Michael Redgrave (The Uncle), Martin Stephens (Miles), Pamela Franklin (Flora)

"Os Inocentes" foi a primeira adaptação feita para o cinema da obra de Henry James, A VOLTA DO PARAFUSO (1898).
Na propriedade vitoriana chamada Bly, a senhorita Giddens, que no romance de James não tinha seu nome citado, trabalha como preceptora dos sobrinhos de seu patrão residente em Londres, Miles e Flora.
A enorme casa isolada em meio ao campo, a solidão, a pressão da responsabilidade que tem nos ombros, começa a perturbar a governanta a qual passa a ver os fantasmas de Peter Quint e Jessel na casa.
Quint e Jessel eram respectivamente o jardineiro e a antiga preceptora, já falecidos, e os últimos a trabalhar em Bly antes da sua chegada.
As aparições são quase sempre vistas próximas às janelas e no jardim ao redor do lago.
Aos poucos, a senhorita Giddens  passa a desconfiar que as crianças também as podem ver e que agem sob influência dos fantasmas. Ela faz então sucessivas tentativas de confrontar os miúdos com a visão dos fantasmas, mas obtém respostas ambíguas e dissimuladas.
Miles,mostra-se relutante em ceder às perguntas de Miss. Giddens, o que a faz crer ainda mais na possibilidade de estar certa em suas convicções.
Como está certa de que tem razão em pensar que as crianças estão a ser influenciadas ou até mesmo "possuídas" pelos fantasmas, Miss Giddens passa a agir de acordo com seu ponto de vista, que aliás, é o único que é apresentado tanto no filme como  no livro.
Com a ajuda da senhora Grose, retira Flora da propriedade e estando a sós com Miles, tenta salvar o miúdo do que ela acredita ser uma ameaça para ele e para a propriedade.
Afinal, quando aceitou o emprego, sabia que teria total responsabilidade sobre as crianças e  Bly. 
"Os Inocentes" pode ser visto com um típico filme gótico vitoriano, com fantasmas, uma casa isolada e assombrada, onde no final o Mal é extirpado.
Também pode ser visto pelo prisma dimetralmente oposto no qual o Mal seja também uma presença em Bly, porém de carne e osso.
Seja qual for a razão que levou Miss Giddens a seguir o caminho do que ela acreditava ser a salvação da propriedade e de Miles nomeadamente, o filme é uma obra prima .
Deborah Kerr está impecável no papel. As crianças atuaram muito bem, principalmente o ator Martin Stephens que interpreta Miles.
Concebido a preto e branco, numa paisagem tipicamente gótica como manda a boa tradição vitoriana, as tomadas externas ao cair da noite são de uma beleza sombria de tira o fôlego.
Note-se a cena em que Miles está no jardim na noite em que resolve provar a Miss Giddens que é capaz de fazer " coisas corajosas" para a impressionar.
Tais cenas são mais marcantes que as cenas dos "fantasmas" propriamente ditas.
Bly vista de fora e o lago, mesmo à luz do dia tem uma atmosfera pesada, tudo parece estar prestes a desmoronar, assim como a própria Miss. Giddens.
As cenas interiores na casa, os cômodos despidos e gigantescos, sem luz elétrica, imensas janelas, o jogo de sombras, a desolação, estão perfeitamente em comunhão com o crescente estado de tensão pscológica que age como uma presença no filme  e também no livro.
Visto atentamente com o foco direcionado para o comportamento dos personagens, nota-se claramente que o título "Os Inocentes" assenta tão bem ao filme.
Creio ser um título irônico e não angelical, de inocentes os personagens não tem nada e muito menos a história.
Entre Miles e a governanta a ambiguidade e cumplicidade é levada ao extremo a ponto de confundir não só o espectador como a eles próprios.
A sexualidade e a sanidade mental de Miss Giddens é sutilmente diluída no decorrer do filme, assim como o despertar da sexualidade e a crueldade de Miles também o são.
Sem dúvida um filme para poucos.
Inesquecível e atemporal.
Um clássico!




Uma das cenas dentro da casa note-se as enormes janelas atrás.


Miles sendo observado por Peter Quint



Cena do jardim -Miles visto da janela de seu próprio quarto

Miles durante uma peça no serão.

Miss Giddens e Flora a olhar para Miss Jessel


Trailler- 1961



Os Inocentes - Documentário 



                  No café do Senhor Fernando

Well, filme escolhido, é hora de passar no Café do senhor Fernando e dar uma espreitadela no prato do dia.
Sugestão: Scones para o chá.

Senhor Fernando sugere scones bem quentinhos com chá Earl Grey que é bom para" acalmar os nervos da Senhorita Giddens uma vez que ela anda a ver coisas." - diz ele por detrás do balcão.
Tá bem, tá, senhor Fernando.
O chá será servido em chávenas de meia de leite e bule branco dos cafés, aqui no Sr. Fernando não há cá "british". E está muito bem.
Então bom apetite e bom filme!
Ê gato!!!!!

                             Scones
500 gr. de farinha de trigo
100 gr. de margarina
1 colher de sopa de fermento em pó.
70 gr. de açúcar
1 pitada de sal.
300 dl de leite

Misturar todos os ingredientes, untar o tabuleiro com manteiga e polvilhar com farinha.
Fazer bolas e colocar no forno, pincelar com gema de ovo.

_ Contribuiu a Sofia novamente sempre atenta!


Scones quentinhos.....



O bulezito e a leiteirita para o chá




and...o chá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário