domingo, 2 de setembro de 2012

                  
         O Álibi Perfeito - Patricia Highsmith










O Álibi Perfeito, Patricia Highsmith, Abril/Controljornal/Edipresse, 2000,Linda-a-Velha, Colecção Lipton.
Título Original- The Perfect Alibi.

"O Álibi Perfeito" traz cinco deliciosos contos que certamente irão surpreender o leitor. Patricia Highsmith condensou neste "clube dos cinco" ironia para dar e vender.
Em cada um deles a autora parece ter uma tesoura afiada nas mãos e inesperadamente faz um corte na linha de união entre o texto e o leitor, deixando este último "pendurado" e incrédulo. Como se dissesse: " o que se passou aqui?"
Li há dias por aí na net que o livro era "fraquinho fraquinho" e que a pessoa não recomendava a ninguém. Creio que para quem sofreu uma lavagem cerebral chamada Nora Roberts, fica difícil achar outro livro superior a essa escritora perfeita. Ainda para mais se a imagem escolhida para definir seu  perfil é um traseiro, está tudo dito. 
Alguns pontos em comum entre os cinco: a obssessiva alusão ás horas, os crimes por motivos passionais ou o famoso "ódio de estimação", o elemento inesperado, a falsa certeza de ter os atos sobre controle, enredos engenhosos.
Aqui não é o crime propriamente que interessa, posto que a partida já foi cometido, mas como safar-se  dele.
Vamos a eles:
O ÁLIBI PERFEITO- The Perfect Alibi.

" Concentrou-se mentalmente, fazendo uma revisão de tudo, tentando descobrir se cometera algum erro." (pag.8)

"- Mr.Quinn- disse o capitão em voz mais alta- às cinco e quarenta e cinco desta tarde, o senhor atropelou um homem na esquina da Oitava Avenida com a Rua 68 e fugiu. Não é assim? (pág.17)"

"As suas acusações não se aguentariam porque ele tinha um álibi, um álibi perfeito." (pág. 25)

Mr. Howard Quinn  comete um assassinato a sangue frio em plena luz do dia, perto de uma saída de metro.
Consegue sair calmamente no meio da multidão direto a seu apartamento a fim de queimar o sobretudo que usava, que para além de sangue, tinha o furo feito pela bala ao sair do revólver.
A vítima, George Fritzell, fazia parte do triangulo amoroso formado por Mr. Howard, George e Mary.
Para Howard, Mary queria que o assassinato ocorresse, e ele o fez acontecer.
Quando procurado pela polícia, Howard descobre que tem um álibi perfeito a conta de um engano com a matrícula de seu carro, estacionado a poucos metros do local do crime.
Porém, como Howard não é Tom Ripley....será que seu álibi é suficientemente perfeito e seguro?????

NÃO SE PODE CONFIAR EM NINGUÉM- You can't depend on anybody

" Na sexta feira à tarde,  Claude sabia exatamente como seria.
Ralph Carpenter iria visitar Lola às 3.00 de domingo e ter-se-ia ido embora às 4.00- sem a mínima dúvida, porque tinha que apanhar um comboio às 4.00, dissera ela. Claude iria a casa de Lola por volta das 4:10, matá-la-ia com a estatueta do gato ou com qualquer outra coisa pesada que tivesse à mão, deixaria o apartamento, a criada de Lola chegaria às 5:00 e encontraria o corpo. As impressões digitais de ralph estariam por toda a parte-(...)"(pág.26)


Este conto chega a ser hilário, salvo seja....Agatha Christie certamente iria gostar dele.
Claude vive um verdadeiro inferno enquanto espera que alguém vá checar o apartamento de sua esposa, Lola, assassinada por ele, mas com a intenção de imputar o crime ao amigo Ralph.
No final, Patricia Highsmith parece nos dizer mais uma vez que quem não é Tom Ripley não leva a melhor fatia do bolo, mas pelo menos leva com a cereja em cima do bolo como diz minha amiga Teresa.
Seria hilário, se não fosse ligeiramente trágico.

VARIAÇÕES DE UM JOGO- Variations on a Game

"Penn tentou manter a calma.
- Precisamente, ia deixar o meu trabalho para sair dessa situação! Ontem eu disse ao senhor Ostrander que me ia embora e tinha dito o mesmo à mulher um dia antes.
- Assim, admite que havia uma situação." (pág.55)

Como o nome dá a entender, o conto traz elementos de um jogo, no caso um jogo de gato e rato, rocambolesco por sinal.
Mr. Penn, secretário de David, que era escritor de ficção científica, apaixona-se por sua esposa Ginnie. Não querendo ser rompe-matrimônios, apesar de eles já terem um "affair", decide pedir demissão do cargo e ir-se embora.
Entretanto resolve terminar um último trabalho e vai de fim de semana com David a fim de o fazer.
Um dia antes Penn comunicara a Ginnie sua decisão de ir embora e durante o caminho no fim de semana, o dissera a David.
David surpreende o amigo quando diz que já sabia do romance dele com sua esposa.
Depois de um clima tenso entre eles, David desaparece durante a noite. Na manhã seguinte Penn é tido como suspeito do desaparecimento, pois Ginnie tinha dito a polícia que Penn gostaria de ver David morto.
A partir dessa mentira, o enredo transforma-se num verdadeiro jogo de intrigas a ver qual dos três escorrega primeiro.
No final um volte face inicia um novo jogo dessa vez somente entre dois jogadores.
Bem ao estilo Highsmith!

UMA SEGURANÇA ASSENTE EM NÚMEROS- A Safety in Numbers

" O pai era detestado pelos três. Era como um ogro num conto de fadas, desagradável, autoritário e avarento também, incrivelmente avarento.
Juntos, escolheram dar-lhe um empurrão fatal pelas escadas abaixo." (pág.63)

Três filhos, Joel, Mary e Laura decidem matar o pai, Mr. Gordon e forjar um acidente.
Mr. Gordon sempre fora tirano e desumano no tratamento com as pessoas, nomeadamente para com a mãe deles que viera falecer de pneumonia.
Num fim de semana de Outubro, na casa de campo da família, os filhos levam adiante o plano e empurram o pai do cimo das escadas.
Morte instantânea. Um acidente perfeito. Sem testemunhas.
Apesar do testamento e da apólice de seguros contra acidentes que Gordon tinha, os filhos aparentemente não deram importância ao dinheiro.
Os números deixados pelo pai e o destino do prémio do seguro davam aos três a segurança necessária para o crime perfeito.
Engenhoso.

MAQUINAÇÕES- Sauce for the Goose

" - Tocaste em alguma coisa dessa estante ultimamente?
- Não, porquê?
- Porque...bem, tudo estava posto de maneira que caísse, querida." (pág.80)

Neste conto, outro triângulo amoroso é o motivo do crime. Olivia,esposa de Loren, tem um casamento aborrecido e interessa-se por Stephen, ator de teatro.
Pede o divórcio, o marido propõe um prazo de três meses, no qual os amantes não se veriam, e caso após três meses ainda sentissem o mesmo ele daria o divórcio ( tortuoso, diga-se de passagem). Assim foi feito.
Olivia entretanto mata "acidentalmente" o marido e casa-se com Stephen.
Mas como diz o ditado " sauce for the goose is sauce for the gander", após o casamento as coisas mudam um pouco de figura, ou melhor, de posição.
Olivia começa a desconfiar que Stephen quer livrar-se dela, e passa a isolar-se dentro da própria casa com medo do marido.
Na cave, havia um grande congelador onde o casal mantinha suprimentos justamente para não terem que ir constantemente ao supermercado.
Pois bem...
O final desse conto é muito bem engendrado... muito bom!




A Série "Chillers" traz um episódio com o conto "Sauce for the Goose"








        

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