domingo, 30 de dezembro de 2012



              Filme do Mês- Dezembro

         Black Christmas- 1974





Black Christmas, 1974
Realizador- Bob Clark
Idioma- inglês
Brasil- Noite do Terror
Portugal- Black Christmas
98 minutos- Cores
Atores / Personagens principais- Olivia Husey (Jass), Keir Dullea (Peter), Margot Kidder (Barb) John Saxon (Lt. Fuller)

Neste mês de Natal o Hello Clarice não poderia deixar de postar um filme natalício por assim dizer, e escolhi "Black Christmas" por ser um filme do qual gosto muito além de ser uma referência dentro do cinema de terror dos anos 70.
A história é sobre um psicopata que ameaça um grupo de meninas que pertencem a uma fraternidade, durante o "break christmas", aquele intervalo antes do Natal, como as festas de Ação de Graças americanas.
As ameaças chegam pelo telefone, insistentes chamadas para a residência das garotas deixam-nas com os nervos abalados, mas disfarçam bem pensando ser apenas um tarado sexual, ou exibicionista a fim de chatear.
Porém quando as ameaças passam a ser de morte, elas começam a ficar seriamente preocupadas, até que a primeira rapariga aparece morta na casa.
Primeiramente é dada como desaparecida e a ocorrêmcia policial é feita pelo próprio pai, que viera buscá-la para passar o feriado em casa, e pelas colegas da fraternidade.
Aos poucos mais mortes vão ocorrendo, e os suspeitos passam a ganhar mais atenção no filme.
Parece ser um filme como outro qualquer com o "plot" batido, mas não é o caso.
O filme, que deu origem aos tais enredos batidos como "When a Stranger Calls" de 1979,e depois ao remake com o mesmo nome em 2006, e ainda ao primeiro "Scream" de 1996, traz um suspense de cortar à faca, daqueles que o espectador fica mesmo tenso, esperando o pior, traz a desconfiança em relação aos suspeitos levando o espectador a ter quase a certeza de quem é o assassino, mas seu final deita tudo abaixo.
O clima gélido da época natalícia, o guarda roupa dos anos 70, a decoração da casa, o sótão onde foi a origem de tudo, conforme vamos descobrir no final, dão ao filme o charme clássico dos bons filmes de terror, os quais, hoje em dia não se fazem mais. 
Um fato interessante no filme é que a presença do assassino na casa é sugerida através do trabalho de câmera e som como o respirar ofegante do assassino movimentando-se na casa, seus passos nervosos com o movimento trêmulo da câmera, são detalhes que desafiam muitos filmes de hoje, principalmente os "Foot Footage" como "Blair Witch", "Paranormal Activity", "Cloverfield"," Rec," só para citar os mais conhecidos, a causar o efeito de tensão suspensa, de perigo iminente como este filme consegue.
O que vemos hoje em dia citando novamente Rec, Cloverfield, Blair Witch, são  gritos ensurdecedores e histéricos, narizes ranhosos, Uff Uff para trás e para frente, portanto nada é sugerido, o movimento de câmera nestes filmes são bruscos, secos, pobres. 
Em Black Christmas não há um grito sequer enquanto este trabalho de câmera é feito, as tomadas da imensa casa onde vivem as raparigas são feitas com perfeição, sugerindo que o Mal espreita.
O trabalho dos atores não deixa a desejar, há personagens consistentes, e até um personagem caricato que é  Mrs. Marc, a senhoria, que esconde garrafas de bebida em vários cômodos da casa e bebe às escondidas.
Classifico o filme como muito bom, em todos os sentidos, sempre o revejo com a mesma curiosidade da primeira vez, porque é um filme repleto, no sentido lato da palavra, enche os olhos.
Vâo lá conferir. 
A época é propícia, se preferirem, tirem o telefone do gancho e desliguem os telemóveis. é só uma sugestão para não terem sustos desagradáveis durante o filme....


                                        Fotos do filme:


A casa- Abertura
As primeiras chamadas
A ameaça de morte
O trabalho de investigação
Mrs. Marc
A primeira vítima


Peter, um dos suspeitos
                                                   
                                                Veja o Trailer:




Curiosidade Pessoal:

Meu toque de chamada do telemóvel é o "Classic Bell" ou seja, exatamente igual ao do filme, fiz de propósito, claro.

Premiações e Nomeações

Nomeado em 1976  pela Academy of Science, Fiction, Fantasy & Horror Films Usa para o Golden Scroll de Melhor filme de Horror

Nomeado em 1975 pelo Edgar Allan Poe Awards, para Melhor Filme Cinematográfico

Premiado pelo Canadian Film Awards em 1975 para melhor atriz, Margot Kidder e melhor som, Kenneth Heeley -Ray



                No Café do Sr. Fernando

Well, filme escolhido é hora de passar pelo Café do Senhor Fernando e dar um espreitadela no prato do dia.
Sugestão: Bolo de frutos secos
Para beber Sr. Fernando sugere um chá Earl Grey bem quentito.
O Sr. Fernando sugere o bolo porque segundo ele dá pra guardar no sótão....
Então Bom apetite e bom filme! 
Ê Gato!!!!!!!!

Bolo de Frutos Secos ( Revista Blue Cooking)

150 g de manteiga à temperatura ambiente
150 g de açúcar amarelo
2 c. sopa de compota de morango
2 ovos
150 g de farinha
1 c chá de baking powder
1 c. chá de canela
100g de frutos secos picados (nozes, amêndoas, avelãs)
50 g de chocolate preto picado em pedaços grandes
2 maçãs descascadas e partidas em pedaços pequenos.

1- Préaqueça o forno a 170º. Numa taça misture com a ajuda de uma batedeira eléctrica a manteiga, o açúcar e a compota de morango. Quando obtiver uma mistura fofa e leve, adicione os ovos, um de cada vez.

2- Numa taça à parte, misture a canela e o baking powder. Adicione esta mistura à manteiga. Junte os frutos secos, o chocolate e as maçãs.
Envolva estes ingredientes com uma colher ou espátula. Cubra com papela aderente e deixe descansar durante algumas horas ou do dia para a noite.
Verta a mistura para dentro de uma forma de bolo inglês untada e polvilhada com farinha. Leve ao forno a cozer durante 1 hora ou até dourar e quando inserir um palito este saia seco. Deixe arrefecer um pouco até tirar da forma.   



Nosso bolo....


Acompanhado do Earl Grey Tea....


2 comentários:

  1. Olá Fabiana! Este filme é um clássico, um dos primeiros slashers e contém uma tensão bem bacana. Eu, particularmente, senti falta de explicações mais detalhadas da história, em especial sobre a vida do Billy, que depois viriam no remake. A atriz principal fez, em 1990, o filme It- Uma Obra-Prima do Medo, curiosamente com o mesmo aspecto físico. Tenho o DVD original que consegui comprar em uma banca de revistas no centro da cidade. Com certeza, uma raridade! Um abraço Fabiana, seu blog está ótimo!

    ResponderExcluir
  2. Olá Nelson, obrigada pelo comentário, realmente pouco se sabe sobre Billy, como ainda não vi o remake, fico a dever,já assisti IT e li o livro, vou reparar no aspecto físico da atriz, é um detalhe curioso, este que você citou. E parabéns pelo DVD é mesmo uma raridade! Guarde a sete chaves. abraço.

    ResponderExcluir