domingo, 9 de dezembro de 2012

              

               Shutter Island- Dennis Lehane





Shutter Island, Dennis Lehane, Gótica, 2005, Miraflores.
Título original: Shutter Island,2003


" O Ashecliffe Hospital erguia-se na planície central do lado ocidental da ilha. Erguia-se benignamente,devo dizer. Não parecia nada um hospital para loucos criminosos, e ainda menos o aquartelamento militar que fora antes disso" (pág.14)

"Regra de 4
 Eu sou 47
 Eles eram 80
 +Vocês são três
 Nós somos 4
       Mas
 Quem é 67?" (pág.54)

"- A velha escola- continuou Cawley- acredita na terapia de choque, em lobotomias parciais, em tratamentos em casas de repouso para os doentes mais dóceis.Psicocirurgia, como lhe chamamos. A nova escola apaixonou-se pela psicofarmacologia. É o futuro, dizem eles. Talvez seja. Não sei."(pág.94)

Well, cá está mais um bom livro do nosso amigo Dennis Lehane (Mystic River, Gone, baby gone).
Louvo mais uma vez os tradutores portugueses, que têm sempre a decência de ter o máximo de cuidado e profissionalismo nas traduções, como por exemplo aqui, é melhor permanecer com o título no original que fazer a estúpida tradução brasileira de "Ilha do medo".
Ora, quem ler o livro vai ver que o título brasileiro não se adequa nada ao que se passa realmente na história.
Mas isso é dar murro em ponta de faca....
O livro: temos aqui um interessante romance psicológico, por assim dizer, que com certeza vai prender o leitor e deixá-lo intrigado, com a cabeça ás voltas tentando descobrir quem é de fato, o paciente 67.
O Hospital Ashecliffe fica em Shutter Island,  e funciona como um hospital para reclusos perigosos e mentalmente perturbados.
Em 1954, Teddy Danniels, Marshal, e seu parceiro Chuck Aule, chegam a Ilha para investigar o desaparecimento de uma paciente, Rachel Solando durante um forte furacão.
O que parecia ser uma investigação de rotina, torna-se um labirinto perigoso de mentiras, medos, experiências clandestinas em pacientes, e sobretudo, descobrem que a barreira da sanidade naquela Ilha, parece já não existir.
Teddy passa a ser atormentado por visões do passado que tenta esquecer,que  ao mesmo tempo se cruzam com pistas deixadas pelo paciente 67. O paciente 67 é outro mistério que atormenta Teddy, fazendo com que o rapaz comece a questionar-se sobre sua própria sanidade mental.
Com certeza, Mystic River é um livro superior a este em "N" sentidos, mas para quem gosta de um suspense do gênero do filme Spider" de Cronnenberg, não vai  se decepcionar, com certeza.
Porém ao pisar em Shutter Island, olhe bem para os lados, não confie em ninguém, nem mesmo em seus pensamentos.
Boa Leitura.


O livro foi adaptado ao cinema por Martin Scorsese em 2010 veja o trailer:










Nenhum comentário:

Postar um comentário