sábado, 22 de dezembro de 2012



      Lavoura de Corpos- Patricia Cornwell



Lavoura de Corpos,Patricia Cornwell, Companhia das Letras, 1998, São Paulo.
Título Original- The Body Farm, 1994

" Emily, às três e meia daquela tarde,saiu de sua casa e, Black Mountain, a leste de Asheville, e iniciou a caminhada de três quilômetros até a igreja." (pág.10)

"A pele estava flácida, seca, respondi. 'O corpo estava bem preservado e praticamente intacto, sem sinais de ter sido molestado por insetos ou outros animais." (pág.34)

"Encontrar impressões digitais na pele humana era, havia muito tempo, uma possibilidade teórica. As possibilidades eram tão remotas que desencorajavam a maioria das tentativas." (pág. 61)

"O Setor de Pesquisa em Deterioração da Universidade do Tennessee  era conhecido simplesmente como Lavoura de Corpos(...)
(...) a Lavoura de Corpos foi fundada vinte anos atrás. Os cientistas precisavam saber mais a respeito da morte. Num dia comum , os vários hectares de mata abrigavam dúzias de cadáveres, em variados estágios de decomposição." (pág.268)

"Dedicara a maior parte da vida a esquemas incríveis de dissimulação, e eu sabia o quanto o mal podia ser inteligente." (pág. 277)

Para quem não sabe, a " Lavoura de Corpos" existe mesmo nos Estados Unidos, são cinco atualmente, a que fica no Tennessee e que aparece no livro é uma das mais conhecidas.
O termo "Body Farm" surgiu do livro da Patricia, porque o termo correto para o local é Anthropological Research Facility o paraíso dos cientistas, patologistas e investigadores forenses, o FBI tem o seu pessoal forense sempre em cima do acontecimento por lá.O objetivo como também explica Patricia Cornwell no livro, é estudar os diversos estágios de decomposição dos corpos sob as mais diversas situações. 
Tal estudo descortina realidades para os investigadores forenses, permitindo maior precisão ao encaminhar uma investigação.

Bem, aqui no livro, temos o caso intrigante e cheio de reviravoltas de Emily, uma menina de onze anos que desaparece durante o caminho para casa de volta da igreja, para aparecer mais tarde brutalmente assassinada.
O acontecimento se dá numa pequena cidade da Carolina do Norte, e Kay Scarpetta e sua equipe é escalada para resolver o caso.
Quando as evidências começam a apontar para hipóteses digamos, um tanto estranhas, a Drª Kay procura a ajuda do pessoal da Lavoura de Corpos a fim de realizar uma experiência com corpos para analisar realmente o que aconteceu com a pequena Emily.
O resultado, garanto, é de arrepiar e indignar os mais sensíveis.
Tudo parece apontar para o nosso já conhecido Temple Gault, mas será que realmente ele estaria por trás desse horrível assassinato?
Como sempre, Patricia Cornwell teceu uma trama inteligente, truncada, uma surpresa a cada novo capítulo,com as pistas bem analisadas pelo departamento forense do FBI,e o que é mais espantoso, uma profunda análise comportamental digna de Criminal Minds.
Sou um bocado suspeita para falar dos livros de Patricia Cornwell, mas creio que não vão se arrepender com a leitura.



A título de curiosidade deixo algumas fotos tiradas durante a rotina de trabalho nas " Body Farms" nos EUA.













                   O Vídeo sobre a Body Farm no Tennessee


2 comentários:

  1. Parece aterrorizante! Ótima resenha Fabiana! :)

    ResponderExcluir
  2. E é, gosto bastante da Patricia Cornwell, dentro em breve sairá o primeiro filme com a Médica legista Kay Scarpetta, ainda estão cogitando a atriz que fará o papel, na página da Patricia Cornwell no Facebook,espaço para os leitores votarem na atriz, por enquanto Jodie Foster está em primeiro, mas eu acho que a Julianne Moore, também não seria má ideia, vamos esperar.

    ResponderExcluir