quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013



                              Filme do mês de Fevereiro


             The Raven - 2012-  
          James McTeigue
                                       
                   
 The Raven, 2012
  Realizador- James McTeigue
  Idioma- inglês
  Brasil- O Corvo
  Portugal- O Corvo
  Duração- 110 min, cores
  Atores/ Personagens Principais- John Cusack( Edgar Allan Poe), Alice Eve      (Emily Hamilton), Luke Evans (Detetive Fields), Sam Hazeldine (Ivan Reynolds)

Ora, este mês parece-me que o Hello Clarice vem abrindo algumas exceções, em primeiro lugar foi a primeira vez que houve uma postagem de um livro juvenil propriamente dito aqui no blog, e hoje, o filme do mês não é um clássico dos anos 70, 80 ou 90.
É um filme recente, do ano passado digno de nota por dois motivos, primeiramente por mérito próprio, é um bom filme; e segundo porque no mês de março vamos dar início ao Mês Edgar Allan Poe parte 1 ao longo do qual serão apresentados os principais trabalhos do autor, contos principalmente além do seu poema mais famoso, O Corvo.
Portanto, por assim dizer, o filme de hoje abre o tema Poe com chave de ouro.

O filme traz uma trama policial interessante, se calhar o próprio Poe a poderia ter escrito, embora o seu gênero fosse um nadinha mais macabro.
Mas sim, ele poderia tê-la escrito.
Além de trazer à baila os cinco últimos dias de Edgar Allan Poe em Baltimore, onde veio a falecer em 1849, o filme faz uma releitura dos contos principais de Poe, e confronta criador e criatura, como no clássico de Mary Shelley.
A reconstituição de época está bastante boa, a atmosfera sombria das noites frias frequentadas pelo escritor, as tabernas, o figurino, o fog, tudo bem direcionado a retratar a Baltimore de Poe em 1849 e o universo gótico do autor.
Alguns assassinatos começam a acontecer em Baltimore, a polícia pede a  ajuda do Detetive Fields, o qual logo na primeira cena do crime descobre algo que a polícia tinha deixado passar: como teria o assassino  fugido de um local fechado, cuja única saída seria uma janela da qual ele não poderia ter saído por se encontrar completamente fechada por dentro?
Uma mola...um parafuso a fazer de mola que impulsionava uma alavanca e a janela se abria como se fosse acionado um botão de abertura. Engenhoso...
O detetive Fields acha a cena do crime familiar porque.....é um leitor da obra de Poe e reconhece a história: Os crimes da Rua Morgue.
Pouco depois acontece outro crime, este ainda mais trágico que os leva literalmente ao conto O Poço e o Pêndulo.
Edgar Poe de passagem pela cidade é chamado à esquadra e Fields conta a ele sobre os crimes e faz a esperada pergunta: "Isto lhe soa familiar, Mr. Poe?"
A partir daí seguem-se outros crimes cada vez mais ousados e o rapto da futura noiva do escritor, Emily Hamilton em sua própria casa, na noite de um grandioso baile à moda de A Máscara da Morte Escarlate.
Edgar, Fields e a polícia são desafiados constantemente por meio de enigmas escritos ora nas cenas dos crimes ora enviados ao  próprio Edgar.
Uma das pistas deixadas pelo assassino os leva ao conto O Barril de Amontillado, e à conclusão de que ela se encontra, assim como Fortunato, enterrada viva.
Desesperado por encontrá-la Poe e a equipe percorrem as catacumbas de Baltimore mas encontram apenas uma nova pista.
Esta, sim, os vai confundir e separar, ferindo Fields e causando a morte de um oficial.
Desanimado e cada vez mais enterrado na bebida, Poe retorna a casa onde recebe o jornal The Patriot, para o qual escrevia sua última história intimado pelo próprio assassino,  e com ele, um bilhete molhado, pois havia chovido na noite anterior mas...o jornal estava seco!
Este pequeno detalhe leva Poe a crer que quem havia enviado o bilhete era alguém que já havia lido a história antes mesmo de ser publicada.
O bilhete eram as últimas palavras de Poe a Emily, e assim ele termina va sua história.
O confronto final entre Poe e o assassino é a melhor parte do filme, vemos aí o confronto entre o criador (Poe) e a criatura (o admirador que perdeu sua sanidade quando Poe deixou de publicar seus contos).
É um diálogo fabuloso e vale bem ser ouvido com atenção principalmente se for admirador de Poe.
Aliás, deve ser ouvido mais que uma vez posto que ele é uma metalinguagem entre os contos, seu autor, e leitor, ainda que este último tenha extrapolado o "ser leitor".
Recomendo a todos os leitores de Poe, e espero que tenham o mesmo prazer que eu tive ao ver e rever o filme, porque para mim foi uma segunda leitura dos contos do misterioso Edgar.
Que Deus tenha realmente ajudado sua pobre alma atormentada.

Nota- Seria interessante se, ao término do filme, vocês tivessem um pouco de paciência para verem o genérico que traz uma apresentação gráfica pra lá de interessante e a música idem.


Poe lendo o poema de Longfellow publicado ao invés do seu.





Poe e o detetive Fields à procura de Emily



O crime de O Poço e o Pêndulo
        


Edgar e Emily



                                                Um "cheirinho" da banda sonora...


   


                                                  Trailler Oficial-2012

                                 NO Café do Senhor Fernando






Well, filme escolhido é hora de passar pelo Café do Senhor Fernando e ver o que temos como sugestão para este filme:
Senhor Fernando sugere: Welsh Rarebit
Para beber, Senhor Fernando sugere uma boa dose de conhaque Napoleon, que,segundo ele Mr. Poe vai bem precisar, que a situação para o seu lado não vai nada bem.
Então bom filme e bom apetite!
Ê gato!!!!!!!!!

Welsh Rarebit-

200 g. de queijo Cheddar
2 cebolos cortados às rodelas
4-5 c. sopa de natas light 
1 gema de ovo
molho Worcestershire
1 c. de chá de mostarda
4 fatias de pão
Cebolos bebés para decorar.

1- Aqueça o grelhador, rale o queijo e misture-o com os cebolos cortados às rodelas, as natas, o ovo, o molho Worcestershire e a mostrada.
A mistura deve ficar ligada.

2- Grelhe o pão e divida a mistura de queijo igualmente entre as fatias.Grelhe até o queijo estar derretido e dourado.
Para servir, enfeite cada tosta com um cebolo bebé.












Nenhum comentário:

Postar um comentário