domingo, 17 de fevereiro de 2013




O Enigma das Cartas Anónimas- Agatha Christie

O Enigma das Cartas Anónimas, Agatha Chrisitie, Asa,2002, Porto.
Título Original- The Moving Finger, 1943.

" Quando finalmente me tiraram o gesso, e os médicos me viraram do avesso à vontade, e as enfermeiras me persuadiram a usar os membros com prudência, e eu me senti nauseado por elas falarem comigo praticamente como se fala com um bebé, Marcus Kent disse-me que eu devia ir viver para o campo.
- Bom ar, uma vida calma,nada para fazer:é o que lhe receito. A sua irmã vai cuidar de si.Coma, durma e tente imitar o mais possível o reino vegetal." (pág.7)

"Há certas semelhanças entre todas essas cartas.Vou enumerá-las meus senhores, para o caso de elas lhes sugerirem alguma coisa."(pág.79)

"- E depois apunhalou-a na nuca e enfiou-a dentro do armário?Não é um trabalho pesado para uma mulher?"(pág.114)

Bem, paz e sossego e vida próxima de um vegetal é o que o pobre Jerry Burton não terá com certeza depois de instalar-se na pequena aldeia britânica de Lymstock....
A princípio, tudo parece calmo, mas a pequena localidade de Lymstock esconde alguns segredos que serão aos poucos revelados...
Seus moradores começam por receber cartas anónimas e o que a princípio parecia apenas um jogo de mau gosto, toma contornos mais graves quando uma das destinatárias se suicida.
Ora, eis que, de passagem pela aldeia, está nada mais nada menos que Miss Marple, que com seu jeito de quem nada quer e perspicácia para dar e vender vai acabar por desvendar o mistério.
Mas...quem estará a enviar as cartas? Um morador? Um psicopata? 
Para saberem, é ficar de olho no correio e ler este delicioso livro de preferência numa noite fria, sob o edredon, barriguinha cheia, numa pequena e simpática vila como por exemplo, Arcos de Valdevez.
Foi exatamente ali que comecei a ler esta edição, num fim  de semana em casa da Lena, depois de jantar com Céu, Isabel, Teresa, e claro, a Lena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário