domingo, 24 de fevereiro de 2013



  Os Criminosos vieram para o chá- Stella Carr





Os Criminosos Vieram para o chá, Stella Carr, FTD,2001, São Paulo.

" Por isso, tanto faz que essa história se passe hoje como há muitos anos, porque as pessoas ainda se cruzam nas ruas e se cumprimentam com a mesma gentileza e educação dos filmes antigos em branco e preto, porque nenhuma construção tem menos de cem anos, e porque o crime ainda existe como nos tempos de Sherlock Holmes e Jack, o Estripador.(pág.9)

"O jardim da velha mansão era todo cercado por altos muros e os fundos que davam para o beco tinham à vista apenas um portão de ferro centenário, corroído pelo tempo e fechado por uma tranca enferrujada. Só quem chegasse ao fim da estreita ruela sem saída notaria a pequena entrada, sem uso, pela aparência, há pelo menos meio século." (pág. 19)

"A memória de Miss Penny falhou de novo. De repente seu rostinho murcho se iluminou:
- Gostaria de tomar chá comigo hoje no fim da tarde, meu jovem? Imagine que eu ia me esquecendo de convidá-lo para minha festa de aniversário.(pág.51)

"- Isto não é nenhuma novela policial de enigmas a serem decifrados, Mister Bibelô- repreendeu discretamente o inspetor.
- A mim, me parece que é.- respondeu o homenzinho.(pág 83)

Hoje, excepcionalmente, o Hello Clarice abre uma porta nova e diferente: pela primeira vez no blog estou postando um livro destinado aos mais jovens, todos que conhecem o blog, sabem que o conteúdo dele é adulto, tanto a literatura como os filmes e rubricas são de temática adulta ou quando muito para o jovem leitor mais maduro.
Porém este livro caiu-me nas mãos sexta feira passada, pelas mãos de uma aluna, eu o trouxe para casa, comecei a ler e apaixonei-me por ele.
Os Criminosos vieram para o Chá, é uma leitura deliciosamente encantadora, lembra imenso os livros de Agatha Christie os quais já li quase todos, tem um toque de mistério, um toque de dia de chuva e frio, quando podemos confortavelmente estar instalados em nossas casas e saborear suas páginas.
O livro ainda lembra, pelo menos a mim, filmes antigos de Sherlock Holmes, com o fog londrino por todo lado.
Os elementos do clássico policial de mistério estão lá presentes, muito bem colocados como se realmente fosse escrito por Agatha Chrisitie, tudo muito bem escrito, engendrado e com aquele toque de humor britânico que torna o livro leve, e pictórico.
Em Os Criminosos vieram para o chá, um roubo de jóias acontece numa noite fria na Inglaterra.
Três personagens são responsáveis pelo roubo instruídos por um terceiro homem misterioso.
O que era para ser um roubo simples e bem sucedido, passa a ser uma trama cheia de surpresas e volte face digna de um policial para adultos.
A galeria de personagens é tipicamente britânica e neles o leitor habituado com os clássicos policiais pode claramente rever: Miss Marple, Hercule Poirot, os caricatos inspetores da Scotland Yard.
Além do mais, a autora faz uma homenagem a Hitchcock, colocando o realizador que no livro é também personagem, nos pontos estratégicos da narrativa.
Stella Carr faz uma releitura dos filmes de Hitchcock e dos livros de Agatha Chrisitie.
Para saber mais sobre essa delícia de livro, só lendo mesmo e garanto, vocês nem vão sentir o tempo passar.
Altamente recomendável não só para os mais jovens, mas para todos os leitores adultos que querem reviver a forma como começaram a interessar-se pelo gênero policial.
Boa leitura!



2 comentários:

  1. Fabiana, gostei da inovação! Ao propósito acabei de abrir uma nova sessão em meu blog chamada "Ao Personagem" depois visite o blog pqra maiores detalhes, gostaria muito de contar com sua participação com a composição de uma carta. Muito obrigado! (:

    ResponderExcluir
  2. Olá Joe! obrigada por aparecer por aqui! Com muito gosto vou visitar seu bog e ficar a par das novidades.abração.

    ResponderExcluir