domingo, 17 de março de 2013

        

            A Sombra de Poe- Matthew Pearl




A Sombra de Poe, Matthew Pearl, Ulisseia, 2008, Lisboa
Título Original- The Poe Shadow, 2006.

" Era do tempo. Não: dos meros quatro ou cinco homens que assistiam- o mínimo necessário para erguer um caixão adulto.Ou talvez a sensação de tristeza fosse sobretudo proveniente daquela maneira brusca e rude de encerrar a cerimónia. Nem sequer o mais miserável funeral de um indigente que eu presenciara, nem os funerais no pobre cemitério judeu ali próximo, nem sequer esses tinham mostrado tanta indiferença nada cristã. Não havia ali uma simples flor nem uma lágrima. (pág.15)

"Na minha adolescência, dois factos da minha vida foram fixados como um destino: a minha admiração pelas obras literárias de Edgar Poe e, como já sabem, a minha ligação com Hattie Blum." (pág.19)

"Eu compreendi, através de Dupin, que a verdade era também o único objetivo para Edgar A. poe e que era precisamente isso que assustava e confundia tantos a respeito de Poe. O genuíno mistério não era o enigma particular que a mente se esforçava por resolver: a mente humana, esse era o verdadeiro e perene mistério de cada conto." (pág. 21)

"- Quando nos decidimos a ler Poe, é difícil, não, impossível evitar que suas palavras nos afectem.  Na verdade, aquele ou aquela que lê Poe demasiado, parece-me que julgará estar dentro de uma das suas assombrosas e perplexas criações."(pág. 229)

Já havia lido Matthew Pearl antes, O Clube de Dante foi minha estreia, mas creio que este "A Sombra de Poe" superou, se é que se pode dizer assim, o seu livro de estreia.
Poe morreu em circusntâncias misteriosas, isso já se sabe, o que o autor tenta fazer neste livro e o consegue, é escarafunchar cada detalhe dos cinco últimos dias de Poe, através da personagem de um advogado e admirador de Poe, Quentin Hobson Clark, que por sua vez terá ajuda do Barão Dupin e do investigador Duponte, ambos inspirados no famoso detetive das histórias de Poe, Auguste. C. Dupin.
Juntos, o trio e também uma misteriosa mulher, Bonjour, vão trazer ao de cima as hipóteses, sendo uma delas possivelmente verdadeira, sobre o que teria acontecido com Poe para que chegasse a nível tão miserável e triste cinco dias antes de morrer.
Quem teria sido de facto, Reynolds?
Como Poe chegou ao hospital quase desfalecido e com roupas que não poderiam ser suas?
Estaria o escritor envolvido em alguma irmandade secreta e sabia demais?
Respostas e uma trama inteligentemente dedutiva o leitor encontrará certamente, em The Poe Shadow.
Altamente recomendável.
Elementar, meu caro leitor. Elementar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário