sábado, 30 de março de 2013



         Livro Completo de Edgar Allan Poe- Shelley
                                                    Costa Bloomfield




Livro Completo de Edgar Allan Poe, Shelley Costa Blomfield, Madras, 2008, São Paulo
Título original- The Everything Guide to Edgar Allan Poe, 2007

" Durante a viagem de Charles Dickens pela América, em 1842, ele expressou o desejo de conhecer o homem que acertara corretamente o fim de seu romance em série, Barnaby Rudge- Edgar Allan Poe. Correu tudo bem no encontro, e os dois trocaram cartas. Dickens esperava encontrar um editor britânico que publicasse Tales of the Grotesque and Arabesque [ Contos sobre o Grotesco e Arabesco], de Poe, e este esperava que Dickens enviasse um texto seu para ser publicado na Graham's Magazine, onde Poe trabalhava na ocasião. Ambas as esperanças foram em vão" (pág.31)

"Edgar Allan Poe é um criptograma intrigante, um enigma, um quebra- cabeças sem resposte. Ele pode ser um personagem de um de seus próprios contos, ou um brincalhão zombando gentilmente dos leitores que ficam enfeitiçados por ele." (pág. 15)

"Voltar dos mortos, retornar da morte presumida,  multidões de ratos, tesouro enterrado, macacos esfaqueadores, corações que batem ensurdecedores- como é possível não gostar disso? Ele nos dá calafrios,. Considerar Poe como um de seus próprios personagens acrescenta mais ao terror, ao misticismo, ao drama. Que mistura de perdas pessoais, de falhas e de esplendor o levaram a criar tais clássicos da literatura americana, como  "O Coração Delator" e "O Corvo"? teria sido sua vida um horror maior do que qualquer coisa que pudesse escrever?" (pág.17)

A primeira vez que tive este livro nas mãos foi em 2009, na FNAC de Braga, sentei-me em um dos confortáveis puffs por lá espalhados e comecei a lê-lo, tive, claro vontade de trazê-lo para casa, porém outras prioridades no que tocava a finanças falaram mais alto e ele lá ficou.
Um ano depois, de volta ao Brasil, trouxe na mala o  arrependimento de não tê-lo trazido comigo.
Acabei por comprar a edição brasileira, mas ainda tenho esperanças de, ano que vem, trazer finalmente a edição portuguesa para a minha biblioteca particular.
Motivo???
A tradução, claro.
Traduções à parte, para quem gosta de Poe e quer conhecê-lo mais de perto, este livro é um bom começo.
Como o próprio subtítulo o diz, o leitor vai conhecer " a vida, a época e a obra de um gênio atormentado".
O livro traz ainda curiosidades sobre o autor como por exemplo sua altura que era uma média de 1.73 m, tem piada porque nas fotos, quase sempre do busto de Poe, dá a impressão de ser um homem de estatura mediana, atarracado, talvez por seu rosto ser anguloso, e a fronte proeminente....
O livro traz uma análise série de seus principais contos, sob o ponto de vista literário, como é óbvio, mas também pelo olho da psiquiatria, o que torna as análises mais completas e interessantes.
A correspondência de Poe com outros escritores da época, a "questão Reynolds", seus amigos inimigos, amores, relação com o álcool, sua profunda paixão pelo universo gótico tudo está seriamente tratado para  esclarecimento  do leitor.
Para além da faceta gótica de Poe, o livro tem um capítulo sobre sua brilhante criação detetivesca, Auguste C. Dupin.
Tal personagem e seu trabalho de estreia, foram os precursores do que hoje conhecemos como romance policial.
O livro indica sites sobre Poe, dentre os quais www.eapoe.org, considerado um dos mais sérios e acadêmicos sites sobre o autor.
Vale à pena conhecê-lo.
Enfim, um livro sério e acessível, uma excelente companhia para as noites frias, um prazer para o conhecimento, uma homenagem a Poe.
Altamente recomendável.


O link para o site:


http://www.eapoe.org/




Nenhum comentário:

Postar um comentário