Morte em Pemberley- P.D.James
Morte em Pemberley, P.D. James, Companhia das Letras, 2013, São Paulo.
Título original: Death Comes to Pemberley, P.D.James, Faber and Faber, 2011, UK.
" Peço desculpas ao espírito de Jane Austen por envolver sua estimada Elizabeth no trauma da investigação de um assassinato, principalmente considerando que no último capítulo de Mansfield Park a srta. Austen deixou sua posição bastante clara: ' Que outras penas se debrucem sobre coisas como culpa e pesar. Eu abdico de assuntos odiosos como esses assim que posso, ansiosa para restituir todos os que nada tenham feito de muito grave a um tolerável conforto e para deixar de lado os outros.' sem dúvida ela teria respondido ao meu pedido de desculpas dizendo que, se desejasse se debruçar sobre assuntos odiosos como esses, ela própria teria escrito esta história, e melhor."
P.D.James, 2011- Nota da Autora
Estamos no ano de 1803.
Na grande propriedade rural de Pemberley pertencente ao casal Elizabeth Bennet e Fitzwilliam Darcy, personagens do clássico de Jane Austen "Pride and Prejudice".
Tudo parece perfeito na tranquila Pemberley, tudo parece harmonioso e feliz entre o casal e a família deste.
Porém por trás deste aparente sossego e tédio provinciano ocultam-se segredos de família, rancores guardados, um casamento não tão perfeito assim, (para desgosto dos fãs de Jane Austen) e...um assassinato !
O livro segue a linha dos clássicos britânicos vitorianos como o referido Pride and Prejudice, ou North and South de Elizabeth Gaskell, : narrativa detalhada dos personagens e suas relações quer de parentesco ou afetivas, descrições dos famosos bailes que no caso desta história, devido ao assassinato, não se realizou, os casamentos engenhosamente almejados, os interesses financeiros, bem mesmo ao estilo dos grandes romances do século XIX...
Portanto é um livro bastante leve, por vezes um pouco cansativo para quem não esteja habituado a uma leitura detalhada, descritiva, principalmente no tocante aos depoimentos das testemunhas durante as investigações.
Porém nota-se a "mão" da autora em seus temas góticos das clássicas histórias de fantasmas, neste caso, ela povoa a floresta de Pemberley, local do crime, com o fantasma da senhora Reilly, além é claro de lançar às forças da natureza toda a atmosfera gótica propícia a uma boa história de mistério: " O vento continuava soprando forte e as duas vozes eram acompanhadas pelos gemidos e uivos na chaminé e pela crepitação intermitente do fogo, de modo que o tumulto do lado de fora parecia ser o contraponto da natureza para a beleza das duas vozes mescladas e um acompanhamento adequado para o turbilhão que se instalara na cabeça de Elizabeth.Ela nunca havia sentido medo de ventanias antes e costumava saborear a segurança e o conforto de estar dentro de casa enquanto o vento varria a floresta de Pemberley, esbravejando inutilmente. Agora, porém ele parecia uma força maligna, que buscava cada chaminé, cada fresta para infiltrar-se na casa." (pag.65)
Para os fãs de Jane Austen, aqui está uma boa história de mistério e, também de desilusão no que toca ao casal Elizabeth e Mr. Darcy, pois, como hão de descobrir, as dúvidas quanto ao casamento acertado surgirão de ambas as partes, nada é perfeito...
A propriedade rural de Pemberley |
A Minissérie adaptada pela BBC
Vídeo promocional do livro
Para recordar Pride and Prejudice, 1995, by BBC
http://www.perioddramas.com/articles/lyme-park-as-pemberley-in-pride-and-prejudice.php