domingo, 1 de junho de 2014

O Terceiro Segredo- Steve Berry


          O Terceiro Segredo- Steve Berry



O Terceiro Segredo, Steve Berry, Record, 2010, Rio de Janeiro.




The Third Secret, Steve Berry, Ballantine Books, 2005, Usa.


" Fátima, Portugal
 13 de julho de 1917.

Lúcia olhou para o céu e viu Nossa Senhora descer."  (página 13)


" O corredor do outro lado estava vazio, mas um brilho no chão de mármore chamou sua atenção.
  Ajoelhou-se.
  As poças transparentes de umidade surgiam regularmente, as gotas indo pelo corredor, depois voltando pela porta e entrando no arquivo. em algumas das poças havia restos de lama, folhas e grama.
 Seguiu a trilha com o olhar e parou no fim de uma fileira de estantes. A chuva continuava a cair no telhado.
 Sabia o que eram as poças.
 Pegadas."  (página 27)

Quando a irmã Lúcia revelou o terceiro segredo de Fátima, transcreveu-o e seu registro ficou guardado na Riserva do Vaticano por longos anos.
Porém, vem-se a descobrir que o registro que teria três partes, apresenta-se apenas com duas das partes relatadas por Lúcia.
Alguém havia retirado dos arquivos do Vaticano a terceira parte, que, acreditava-se, abalaria os alicerces da atual Igreja Católica.
Uma ameaça ao Vaticano tal como o conhecemos ao longo dos séculos, com suas regras e intolerâncias.
O padre, Colin Michener, secretário papal, é encarregado por Clemente XV, de ir até a Bósnia em busca do tradutor do relato para o italiano e detentor do que seria a terceira parte do segredo.
Começa então uma corrida contra o tempo, uma luta entre o futuro papa Valendrea e o secretário de Clemente XV, a fim de resgatar o manuscrito de Lúcia, na íntegra e revelá-lo ao mundo.
Um thriller ao estilo de Ken Follet, ou o próprio Dan Brown bastante interessante, com informações históricas acerca das aparições marianas bem fundamentadas, uma dose de mistério e suspense, o romance entre o padre Michener e Katerina apresenta-se um tanto contido, mas depois pensei que assim o foi, porque assim convinha aos portões do Vaticano.
Leitura fácil, fluente, recomendável.
Com a leitura deste livro, minhas convicções acerca da Igreja Católica como instituição criada pelo Homem, ficaram ainda mais frimes.
Homens do Vaticano, representantes de Deus na Terra, Santo Padre e tudo o mais, são como sempre o foram, homens de carne e osso com desejos, ódios, invejas, ganância de poder, e sobretudo, falta de humildade.
Boa leitura.




Nenhum comentário:

Postar um comentário