Faça uma pausa...sustenha a respiração...
Este espaço é do suspense e afins...
Beba um chocolate quente, leia um livro, veja um filme...take your time...
sexta-feira, 6 de novembro de 2015
O Essencial de Stephen King- Stephen J.Spignesi
O Essencial de Stephen King, Stephen J. Spignesi, Madras, 2003, São Paulo. Título Original- The essential Stephen King, 2001 USA
" O Essencial de Stephen King é um livro muito importante(...) e esta obra analisa o que eu considero os cem trabalhos mais importantes dos últimos quarenta anos. O trabalho mais antigo aqui data de 1960 ( The thing at the Botton of the well); o trabalho mais recente é de 2001 ( All that you love will be carried away) e O Apanhador de Sonhos" (pág 14) "KIng é o Poe, o Twain, o Dickens e o Salinger de nosso tempo." (pág. 15) O Essencial de Stephen King é um livro interessante para quem nunca leu nada do autor. Para os fãs, é uma forma de se certificarem de que o que acham das obras é partilhado por quem entende do assunto. Para que nunca leu Stephen King, este é o roteiro perfeito, porque traz um resumo da obra em questão, sua posição no "ranking King", críticas, opinião, curiosidades, entre outros aspectos. Traz também entrevistas com realizadores, roteiristas, profissionais que trabalharam e trabalham com as obras de King, seja no mundo cinematográfico ou nas traduções de seus livros. No primeiro lugar entre os cem melhores trabalhos do autor, Stephen J. Spignesi coloca IT, 1986; e em centésimo lugar, posiciona "The Subject ThisWeek Is Cops, 1969. É um livro de leitura fácil, quase didática, mas ao mesmo tempo estimulante porque faz com que o leitor queira ler as obras por sua conta e risco e tirar suas próprias conclusões. Muito recomendável.
quinta-feira, 5 de novembro de 2015
Reverendo Antônio- Roseni Kurányi
Reverendo Antônio, Roseni Kurányi, Árpad, 2013, Rio de Janeiro. " Naquela tarde de outono, as últimas rajadas alaranjadas do sol poente entravam através das cortinas das grandes vidraças da aconchegante sala de reverendo António, dando assim, um contraste àquela atmosfera sombria que caíra sobre os vários grupos de pessoas espalhados pelos cantos" (pág.9) "Já fazia quase dois dias que Lílian desaparecera sem deixar vestígios. A polícia começou a investigar apenas no segundo dia." ( pág. 18) " A agente Mary Ramos concordou com um aceno, sem dizer mais uma palavra. Sabia que era um erro só poder registrar um desaparecimento depois de vinte e quatro horas. Muita coisa pode acontecer nesse meio tempo, e como nas primeiras horas são decisivas para o sucesso da ação." ( pág.31) " Tinha sim, medo de Deus e de seu pai. Ela sabia que neste e em outro mundo, viva ou morta, somente essas duas pessoas poderiam fazê-la sofrer." (pág. 33) " - As pessoas nem sempre são o que pensamos, Antônio. (...) ( pág. 124) Reverendo Antônio chegou-me às mãos através do colégio onde trabalho e da palestra que a autora levou até ele. Como gosto muito de romances policiais, e afins, razão deste blog, adquiri o livro com entusiasmo. E não me decepcionei. Reverendo Antônio lembra muito os romances policias de P.D. James, com personagens consistentes, um bom enredo, flash backs, uma boa história policial, e sobretudo uma pictórica descrição de cenários. A esposa do reverendo Antônio, Lílian, desaparece em circunstâncias misteriosas. Com a chegada da irmã Rosane, o leitor embarca em uma viagem pelo passado sombrio da família, marcado pelo forte apelo da religião, duros castigos em nome da purificação das almas, e principalmente do descortinar da verdadeira personalidade do pai, também reverendo, porém cruel, impiedoso e abusador. Ao mesmo tempo, no presente, a detetive Mary Ramos dá continuidade à investigação do desaparecimento, enquanto luta contra seus próprios fantasmas, como por exemplo a perda da companheira Bárbara. O rumo que a investigação vai tomando leva o leitor ao submundo sórdido da pedofilia e prostituição. Muitas reviravoltas e surpreendentes vão acontecendo e revelações cruciais para a resolução do mistério através da empregada do casal, Aparecida. O que seu passado esconderia da comunidade que seria a cartada final para encontrar Lílian? Altamente recomendável. Pegue seu chocolate quente, sua mantinha de trazer por casa e desligue o telemóvel. Boa leitura.
Interessante cenário gótico tipicamente britânico, à la Emily Bronte...
sábado, 31 de outubro de 2015
Dança da Morte- Douglas Preston e Lincoln Child
Dança da Morte, Douglas Preston e Lincoln Child, Record, 2011, Rio de Janeiro. Título original- Dance of Death, 2005
" A detetive capitã Laura Hayward atravessou a sala e olhou pela janela com cuidado para não esbarrar na mesa que haviam colocado à frente. (...) Laura gostava de trabalhar em casos de homicídios bem feitos. As mortes violentas eram bastante desordenadas." ( pág. 78) "- Este emprego me permite manter um olho em você e, por seu intermédio, em outras pessoas importantes para mim. Tenho melhores possibilidades de caçar Diogenes estando nas sombras." (pág. 92) Este livro pertence a uma trilogia chamada A Trilogia Diogenes, porém apenas consegui ler este, o segundo, devido à indisponibilidade dos outros dois. Penso que mesmo para quem não leu o primeiro, os autores trazem à tona passagens que remetem a ele, deixando o leitor mais ou menos informado sobre os acontecimentos passados. Neste livro Diogenes, irmão desequilibrado do agente do FBI Pendergast, ameaça eliminar os amigos mais queridos e próximos do irmão, e vai deixando cartas, anunciando seus próximos passos, como fazia nosso amigo Zodiac... Através de disfarces, jogo de gato e rato, o enredo vai se desenvolvendo. Particularmente não achei nada de especial, mas fica a dica. Cada cabeça uma sentença.
Val MacDermid, Domínio Sombrio, Bertrand Brasil, 2010, Rio de Janeiro Título original- A Darker Domain, 2008. " Este livro é dedicado à memória de Meg e Tom McCall, meus avós maternos. Eles me deram amor, ensinaram-me o sentido de comunidadee jamais esqueceram a vergonha de ficar na fila da comida, em um centro de caridade, para poder alimentar os filhos pequenos. Graças a eles, cresci amando o mar, as florestas e o trabalho de Agatha Chrisitie. Uma dívida que não é pequena." (pág 8 -prefácio da autora) "- E há quanto tempo essa pessoa está desaparecida? - Vinte e dois anos e meio. Desde sexta-feira, 14 de dezembro de 1984, para ser exata. - Seu queixo se abaixou, e a truculência nublou seu semblante. - Será que é tempo suficiente para que você leve a sério? ( pág. 10) Esta é a história de uma implacável busca pela verdade sobre o desaparecimento de Mick Prentice, um mineiro que durante uma greve se foi para sempre sem deixar vestígios, a inspetora de polícia Karen anos mais tarde, tenta desvendar o mistério com a ajuda de velhos amigos de Mick e sua família, porém o caso é mais tortuoso do que possa parecer. Paralelamente se desenvolve a história de outro desaparecimento de uma herdeira milionária e seu filho. À equipe de Karen junta-se uma jornalista persistente, e a filha de Mick, Misha, na tentativa de chegarem a um desfecho plausível para a questão. Mas não é nada plausível nem previsível o que vão encontrar pelo caminho. Este foi o primeiro livro que li da autora escocesa Val McDermid que li e não deixou nada a desejar às grandes autoras de histórias policiais como Agatha Christie, P.D. James, Erin Hart. Recomendo a leitura no inverno com um bom edredon de penas e uma cama macia.
quarta-feira, 8 de julho de 2015
Prato Sujo- Marcia Kedouk
Kedouk, Marcia,´Prato Sujo-Como a Indústria manipula os alimentos para viciar você.Editora Abril, 2013, São Paulo. "Se um dia você resolver erigir um monumento em praça pública às boas intenções frustradas do pensamento científico, podia ser uma grandiosa estátua de um prato cheio de pó branco" ( pág. 13) " Desde que o mundo é mundo seu cérebro se prostitui em troca de calorias" (pág. 35)
"Poucas invenções tiveram tanto impacto quanto o supermercado" (pág. 117) Se você é daquelas pessoas que se preocupa com os alimentos que ingere, este livro vai ajudar a entender quais são os mais saudáveis, os que prejudicam menos sua saúde. Mas o principal objetivo dele é mostrar, desmascarar a indústria alimentícia nomeadamente a de fast food, e os subterfúgios por ela usados para viciar seu cérebro e fazer com que coma sem pensar em seu bem estar físico e mental. Também complementa com capítulos específicos sobre transgênicos, aditivos, receitas, quantidade de calorias, que certos alimentos apresentam, quantidade de sal, e outros pontos interessantes sobre a alimentação . Recomendável, e, aproveitando o post ,o Hello CLarice ! inaugura mais uma rubrica que vai tratar de livros, revistas, eventos sobre gastronomia, pois sendo este blog uma homenagem a Hannibal Lecter, um gourmet a seu modo, também cabe aqui este tipo de postagens. Boa leitura!
quinta-feira, 19 de março de 2015
TAG: LIEBSTER AWARD
O Hello Clarice ! foi indicado pelo blog Leia-me Já! As Regras são: Escrever 11 fatos sobre você Responder às perguntas de quem te indicou a TAG Indicar de 11 a 20 blogs Fazer 11 perguntas para quem você indicar Inserir no post uma imagem com selo Liebster Award Linkar de volta quem te indicou. Aí vão as perguntas enviadas pelo Leia-me Já! e minhas respostas. 1- Qual foi o primeiro livro que fez você se apaixonar por literatura? Foi O Morro dos Ventos Uivantes de Emily Bronte. 2- Descreva-se com o título de um livro. Carrie 3- Qual o seu personagem favorito ? E o que você aprendeu com ela / ele ? Kay Scarpetta, digamos que não propriamente aprendi, é mais uma admiração pela força da personagem, fibra, inteligência, caráter e a paixão por cozinhar que ela tem. 4- Qual o gênero literário mais subestimado e o mais superestimado? Justifique. Penso que o gênero mais subestimado ainda (infelizmente) seja o gênero policial tido durante muito tempo como subgênero, um julgamento feito por uma elite intelectual, com certeza que o subestimam em detrimento do romance ou drama. Hoje em dia apesar dos preconceitos há ótimos autores no gênero dentre eles Patricia Cornwell, Mons Kallentoft, P.D. James, não deixando para trás Agatha Christie que foi responsável pela introdução do gênero em nossas estantes. O gênero mais superestimado penso que são os de auto-ajuda e romances do tipo " A culpa é das estrelas" que distorcem a realidade criando um mundo fantasioso e enganador. 5- Através do meu blog espero.... Contribuir para a divulgação de livros e estimular sua leitura. 6- Qual crossover literário você gostaria que acontecesse? Gostaria de trabalhando juntas em uma grande investigação : Kay Scarpetta e Maura Isles; Malin Fors e Jane Rizzoli. As quatro numa mesma história. Uma observação: um crossover recomendável embora não seja literário, é "Penny Dreadful"
7- Se você pudesse qual livro você desleria? Sem sombra de dúvidas, "O Homem que via passar os comboios" de George Simenon. 8- Qual a leitura foi mais difícil para você? Foi sinceramente " A Menina Submersa" de Caitlín R. Kiernan . Quase desisti do livro na metade, embora seja um livro muito bem escrito, tem uma narrativa truncada propositalmente que não é para leitores inexperientes. 9- Qual livro você gostaria de ver adaptado para o cinema? " Sangue Vermelho em Campo de Neve" de Mons Kallentoft 10- Indique 3 leituras indispensáveis. Apenas três. 1- Sangue Vermelho em Campo de Neve- Mons Kallentoft 2- As Dez figuras Negras- Agatha Christie 3- Precisamos Falar sobre o Kevin- Lionel Shriver 11- Em que seu blog contribuiu para sua formação quanto leitor? Acredito que tornou-me uma leitora mais crítica e seletiva, porque é impossível queremos ler todos os livros que gostaríamos, posto que somos finitos, eles não. Portanto procuro fazer minhas escolhas e passá-las aos outros através de uma visão que vai para além do óbvio. Meu convite para o desafio vai para os seguintes blogs: 1- Allan Poe Brasil 2- Lendo nas Entrelinhas 3- El Espejo Gotico 4- Lente Insana 5- Medo B 6- Contos Sombrios 7- The Obscure Hollow 8- Biblioteca Mal -Assombrada 9- Contos Fantásticos 10- Horror e Suspense 11- Stephen King Brasil