domingo, 26 de agosto de 2018



                            A Garota do Lago- Charlie Donlea





A Garota do Lago, Charlie Donlea, Faro Editorial, 2017, Rio  de Janeiro.
Título Original: Summit Lake, Kensigton, 2016, NY


Summit Lake, Charlie Donlea, Kensington, 2016, NY


" Becca  Eckersley
  Summit Lake
 17 de fevereiro de 2012
 A ocasião de sua morte.
A NOITE DE INVERNO CAIU NO EXATO MOMENTO EM QUE Becca Eckersley deixou o café . Caminhando pelas ruas escuras  de Summit Lake , ela enrolou o cachecol em torno do pescoço para se proteger do frio. Sentia-se bem  depois de ter falado com alguém, pois tornou aquilo real. A revelação de seu segredo de longa data aliviou a pressão, permitindo-lhe relaxar uma pouco. Enfim, Becca acreditou que tudo daria certo." (pág. 13)

"Três batidas sonoras a assustaram.. Ela consultou o relógio e se espantou- ele só deveria chegar no dia seguinte. Ao menos que quisesse fazer uma surpresa, o que costumava acontecer.

Becca correu até a antessala e puxou a cortina para o lado.Ficou confusa com o que viu. Nessa confusão, seus pensamentos se perderam. (pág. 14)

"- Disse. Mas descobrir um segredo jamais é a chave. Descobrir porque um segredo é um segredo é o que leva a algum lugar. (pág. 120)


" Mas Kelsey nada disse. De seus muitos anos de experiência, ela se dava conta da obra de um homem perturbado. Mais do que isso: estava fascinada por ela." (pág.276)



Ora muito bem...

Aqui está um livro controverso.
Primeiro, devo admitir, que um autor novo para mim há tempos não me prendia ao livro de forma a fazer uma verdadeira maratona para terminar de lê-lo, aguçada não somente pela curiosidade, mas também por sua escrita fluída e bem elaborada .
Charlie Donlea escreve bem, narra bem, porém toda a narrativa desde a primeira página até o momento em que nós leitores, descobrimos a verdade por trás do segredo, desta vez o segredo do autor, não o da personagem, cai por terra pois nos sentimos "traídos" por ele.
É como se estivéssemos sendo enganados desde a badana do livro até o momento da descoberta engenhosa, porém desonesta que o autor se nos apresenta.
Quando vocês lerem, irão entender.
No geral o livro tem um bom enredo, personagens psicologicamente bem estruturados, a narrativa flui, os cenários são bem descritos, há dois tempos cronológicos paralelos muito bem interligados por sinal.
A história de Becca começa em 2012 precisamente no dia de sua morte. Atacada brutalmente em casa dos pais em Summit Lake, nos dá a entender que conhecia seu agressor, e assim começam as investigações através da polícia local e da repórter  Kelsey, que no passado fora agredida seriamente mas escapara da morte. Para ela, este é um caso "pessoal".
Em seguida somos transportados para o Campus da Universidade George Washington , onde Becca estudara Direito e tomamos ciência de seu cotidiano, suas amizades, "affairs", e finalmente seus segredos mais profundos.
Pois de todos esses segredos, um deles a levará ao desfecho fatídico do dia 17 de fevereiro de 2012.
Como referi no início, o livro é muito bem escrito, pictórico até, mas se o leitor for como eu que praticamente atravessa o portal entre a realidade e o mundo que o livro encerra, sentir-se -á enganado, traído, pelo fato de Charlie Donlea não ter jogado às claras com seu público.
É exactamente como o trecho citado acima na página 14 : "Ficou confusa com o que viu. Nessa confusão, seus pensamentos se perderam..."
Até entendo a intenção dele, mas a maneira como isto foi colocado no livro, deixa o leitor chateado.
Recomendo!

Assistam ao book trailer:



Nenhum comentário:

Postar um comentário