domingo, 21 de julho de 2013

Morte No Seminário- P.D. James


         Morte no Seminário- P.D. James





Morte no Seminário, P.D.James, Companhia das Letras, 2002,São Paulo.
Título original- Death in the Holy Orders, 2001.

" Este promontório isolado, varrido pelos ventos sem nenhum povoado, bar ou loja, é remoto demais para a maioria das pessoas. Gosto daqui, mas até eu chego a achar tudo assustador e um tanto sinistro." (pág.16)

" Talvez agora, que pus tudo no papel, ele me deixe em paz. Não me considero uma mulher fantasiosa, entretanto há algo de estranho em sua morte, algo de que deveria me lembrar, que permanece lamuriando no fundo  da mente. Alguma coisa me diz que a morte de Ronald Treeves não foi um final, e sim um começo." (pág. 27)

P.D.James começou a escrever tardiamente se comparada a outros autores de ficção, porém ainda que começasse a escrever no auge dos seus 42 anos de idade, esta senhora sabia de facto, o que estava a fazer.
Morte no Seminário, é um dos melhores livros de suspense policial que já tive a oportunidade de ler nos últimos 3 anos.
Nele, uniram-se elementos essenciais para um bom policial: uma boa história, quatro assassinatos, um seminário isolado numa desolada costa inglesa, uma boa equipe de detetives e voilá !
O cenário é quase gótico, na verdade a localização do seminário, a descrição dele, dos arredores junto à praia, da fatídica noite de tempestade quando o arquidiácono é morto, a chegada do inverno, a pequena comunidade clerical, tudo contribui para que a narrativa lembre um bocado O Morro dos Ventos Uivantes de Emily Brontë, obra à qual devoto culto e estou sempre a reler.
Como costumo dizer, nos romances góticos as propriedades sejam elas casas, seminários, mansões, castelos, casas vitorianas, são tão bem descritos e adjetivados que são como personagens da narrativa.
A impressão que se tem neste livro, é que estamos mesmo a caminhar pelo seminário, pelos chalés cuidadosamente construídos em semicírculos para abrigar os funcionários que lá vivem comodamente.
Com a morte aparentemente suicida de um noviço, o detetive Dalgliesh, da  Scotland Yard, é designado para investigar se a morte foi realmente suicídio ou se havia a hipótese de assassinato, uma vez que seu pai não acreditava na primeira alternativa.
Ao chegar ao seminário onde costumava passar as férias de verão, Adam apercebe-se que a investigação não será tão simples assim.
A esta primeira morte sucedem-se mais três e todas elas, pela lógica, só poderiam ter sido efetuadas por alguém "de dentro".
Principalmente a do arquidiácono, com sua ideia fixa de fechar o Seminário, ideia esta que por si só seria motivo para um assassinato.
Cada habitante e cada hóspede tornam-se suspeitos.
O final é surpreendente; não pela revelação de quem é o assassino, mas pela atitude deste ao ser confrontado com a ordem de prisão. Mas, até chegar a ele vamos descobrindo o passado da maioria dos personagens, seus segredos mais profundos, seus medos, angústias e desejos neste thriller de tirar o chapéu.
Li algures que precisamente esta parte do livro onde a autora descreve o passado dos personagens, seus caminhos até chegarem ao Seminário de Santo Anselmo, seria perfeitamente irrelevante para a investigação, houve quem dissesse que até atrapalhou as investigações.
Creio que há diversos tipos de leitores, os que são mais pacientes, os que são menos pacientes.
Há os que saltam as páginas que consideram supérfluas e vão direto ao ponto onde lhes convém.  Nâo lhes julgo, apenas creio na seriedade da autora, e, se ela achou que seria relevante e esclarecedor para o leitor aquelas páginas todas escritas, seria interessante as ler.
Eu as achei perfeitamente pertinentes à narrativa.
Enfim, recomendo a leitura e releitura do livro, de preferência em noites de chuva, debaixo do edredon. Ah, e um chocolate quente à espanhola na mesinha de cabeceira. Perfect!

   Death in the Holy Orders foi adaptado pela BBC em 2003, veja o trailer:




Mais detalhes sobre a série aqui:

http://www.imdb.com/title/tt0346847/


Para se conhecer um pouco do que pensa a autora sobre "The Story of crime Fiction:


2 comentários:

  1. Show de bola, Fabiana! Já havia ouvido falar desse livro, e essa resenha me chamou ainda mais a atenção, preciso lê-lo! Um abraço! Ah, passa lá no blog pra baixar o filme que vc estava procurando hehe.

    ResponderExcluir
  2. Olá Nelson! Obrigada pelo comentário, o livro realmente é muito bom! Vou passar lá no blog,abraços.

    ResponderExcluir