domingo, 28 de julho de 2013

Stephen King- A Biografia- Coração Assombrado- Lisa Rogak

Stephen King-A Biografia-Coração Assombrado
Lisa Rogak



Stephen KIng A Biografia- Coração Assombrado, Lisa Rogak, DarkSide Books, 2013, Rio de Janeiro.
Título original- Haunted heart- the life and times of Stephen King,2008.


"Steve e seu irmão descobriram a EC Comics, sigla para Entertaining Comics, em meados dos anos 1950.Os garotos adoravam os fantasmas, zumbis e demônios apresentados nas revistas bimestrais Tales from the Crypt, The Valt of Horror e The Crypt of Terror." (pág.28)

" A partir de MCBain, ele progrediu para Edgar Allan Poe e John D.MacDonald,
passando por todos os clássicos de terror, crime e ficção. Logo ele se tornou o primeiro da fila quando o Livromóvel voltava para a cidade." (pág.33)

" Ele ainda começou a escrever tanto quanto lia a cada momento livre,quando não estava na escola ou ajudando a mãe nas tarefas diárias, estava escrevendo ou lendo." (pág.36)

" 'Há algumas coisas que faço quando me sento para escrever', explicou. 'Eu pego um copo de água e uma xícara de chá. Há um horário certo para sentar, entre oito e oito e meia, em algum momento desse intervalo de meia hora todas as manhãs. Tenho minhas vitaminas e minha música, sento na mesma cadeira, e os papéis ficam dispostos nos mesmos lugares. O objetivo é fazer as coisas da mesma maneira todas as manhãs, é dizer para a mente 'Você estará sonhando em breve.'" (pág.107)

Stephen King é mais ou menos aquele tipo de escritor que ou as pessoas amam, ou odeiam. Creio não haver muito aquela coisa de meio termo no caso dele. 
Eu, pertenço ao primeiro grupo, embora saiba reconhecer quando um livro seu não saiu como eu esperava, não sou daquelas leitoras de King que acha tudo perfeito e maravilhoso.
Posso orgulhar-me ( e todo leitor de King o pode) de clinicamente reconhecer o padrão de Stephen quando me deparo com um Trailer de uma série, um filme, baseados em um de seus livros bem antes da Tv anunciar "baseado na obra de Stephen King", o que por si só é garantia de audiência.
Stephen KIng teve uma infância difícil, pobre, sem a presença do pai que saiu para comprar cigarros e não mais voltou quando ele tinha apenas dois anos de idade.
A partir daí sua mãe teve que trabalhar arduamente para sustentar Steve e seu irmão.
Passaram por diversas dificuldades financeiras.
Steve desde cedo gostava de ler ficção de terror e desde cedo começou a escrever ficção de terror, aos 14 anos escreveu sua própria versão de A Mansão do Terror, de 1961, filme baseado num conto de Edgar Allan Poe.
A trajetória do autor desde a infância até os dias de hoje (2013), está narrada de maneira leve, bem escrita, lê-se bem, como um romance.
Ficamos a saber curiosidades sobre como ele gosta de escrever, o que pensa das adaptações de seus livros para o cinema, a opinião de amigos, familiares, de sua esposa também escritora Tabitha Spruce com quem tem um sólido casamento desde a faculdade.
Ficamos a conhecer bem de perto seus medos ( que também são os nossos), a razão de gostar tanto de ficção de terror, os motivos que o levam a escrever sobre um mundo assustador e terrível, o porquê de Richard Bachman, os macabros presentes enviados pelos fãs, o assédio, o acidente que quase o matou em 1999 quando foi atropelado.
O livro traz ainda a cronologia do autor e a cronologia completa e atualizada das publicações literárias e dos lançamentos de filmes, séries e minisséries baseados em seus livros.
Creio ser uma biografia bem escrita,leve, de fácil leitura, consistente e recomendável.
Para os fãs de King ou para quem quiser conhecê-lo melhor e garanto que vão, é uma ótima escolha.
BUT, quando estiverem a ler recomenda-se não andar com o livro diante dos olhos e a caminhar em estradas ao mesmo tempo....
Stephen King que o diga....
Quando lerem a biografia vão entender.
Hoje, ao passar pelo Facebook e visitar minhas páginas do costume dei de caras com a imagem abaixo e achei pertinente a esta postagem.
Ora digam  lá se não encaixou bem.


Imagem retirada do blog Medo.B



Nenhum comentário:

Postar um comentário