domingo, 29 de dezembro de 2013

Horror em Amityville- Jay Anson


      Horror em Amityville- Jay Anson




Horror em Amityville, Jay Anson, Círculo do Livro, s/d, São Paulo.
Título original: The Amityville Horror, Prentice Hall, 1977.









"(...) a 13 de novembro de 1974, uma grande casa colonial, situada na Ocean Avenue, 112, fora cenário de um assassinato em massa .Ronald Defeo, de vinte e quatro anos, matara metodicamente com um rifle de alta potência os pais, os dois irmãos e as duas irmãs. Fora condenado à prisão perpétua." (pág.11- Prólogo)

" Por volta das onze horas daquela sua primeira noite na casa, os Lutz resolveram se deitar. O frio aumentava e a temperatura descera a seis graus abaixo de zero. Várias caixas vazias utilizadas na mudança queimavam agora em alegres labaredas. Estavam a 18 de dezembro de 1975, e ia terminando o primeiro dos vinte e oito dias  que ali permaneceriam. (pág.29)


Vários são os livros de ficção e não ficção que abordam o tema do sobrenatural ou paranormal ao longo de algumas décadas, nomeadamente a década de 70, onde abundaram livros e filmes do gênero. A melhor produção, diga-se de passagem.
"The Amityville Horror" destaca-se por ser, a princípio, um relato feito por Jay Anson, a partir do depoimento dos Lutz após os assustadores acontecimentos ocorridos em sua residência, na Ocean Avenue, 112 , Long Island.
A casa, que foi comprada por uma pechincha pelo casal George e Kathleen Lutz, trazia consigo uma história perturbadora da família que a habitara anteriormente, os Defeo.
Ronald Defeo, o filho mais velho, havia assassinado seus pais e os dois irmãos, com um rifle no meio da noite enquanto a família dormia.
Segundo Ronald, que havia se mudado recentemente para o porão da mansão, vozes lhe disseram para que os matasse e ele simplesmente obedeceu.
A família Lutz passou por um verdadeiro inferno de horror e agonia antes de deixar a propriedade: vozes, enxames de moscas inexplicavelmente apareciam na janela do sótão, a filha mais nova do casal, Missy recebia mensagens do amigo invisível Jodie, o qual tinha a forma de um porco:" _ Entendo, disse Kathy._ e o que mais Jodie lhe contou?. A menina pensou um pouquinho. _ Ontem de noite ele me disse que eu ia morar aqui para sempre para poder brincar com o menininho." (pág.164) uma entidade maligna que se materializou para que Kathleen a pudesse ver, entre outras situações aterradoras.
" As pegadas não eram de homem, nem de mulher.Tinham sido impressas por cascos fendidos,- como as de um porco gigantesco." (pág.98)
Uma das situações mais perturbadoras, foi em verdade, a transformação de George Lutz, tanto psicologicamente como fisicamente: deixou de ter cuidado com sua higiene, mal dormia, tornou-se agressivo com a esposa e as crianças: " Kathy ia reclamar de george por censurar as crianças na frente de sua mãe e do irmão, quando notou que o rosto do marido tinha uma expressão estranha." (pág.50)
O reverendo Mancuso  ao visitar a casa pela primeira vez foi de lá expulso por uma voz que ordenara sua saída da casa.
Nunca mais lá voltou apesar dos insistentes pedidos da Sra. Lutz.
O sacerdote recebeu como aviso chagas nas mãos que sangravam e inchavam sempre que em suas preces pedia pelos Lutz ou tentava aproximar-se da Ocean Avenue: 

"Na Sexta-Feira Santa de 1976, o padre Mancuso teve alta de umapneumonia e em abril foi transferido de sua diocese para outra paróquia, bem longe da Ocean avenue. Ele ainda ostenta as cicatrizes do medo e das humilhações infligidas pelo que quer que tenha lá encontrado." (pág.186)
Médiuns e parapsicólogos foram chamados para investigar a casa e o que lá encontraram não foi lá muito animador: "O que quer que esteja aqui, em minha opinião, é inegavelmente de natureza negativa. Não é ninguém que já tenha estado na Terra sob forma humana. É um ser das entranhas da terra." Lorraine Warren, vidente. (pág.185)

Em minha opinião, não coloco em xeque a veracidade dos acontecimentos narrados por Ronald Defeo em sua defesa e pelos Lutz, posto que fenômenos paranormais e sobrenaturais ocorrem, quer se acredite neles ou não. Muitas tentativas de explicar racionalmente tais fenômenos, a meu ver, são meramente paliativos a fim de tranquilizar nossos espíritos e mentes de uma inquietação natural perante eles.
Por isso, como diz o próprio Jay Anson:"Quanto mais racional a explicação, menos sustentável nos parece.E o caso que chamei de Horror em Amityville, continua sendo um daqueles tenebrosos mistérios que desafiam nossa concepção convencional do mundo." (pag.191,Apêndice)

Boa leitura, caso o leitor não seja impressionável....


112, Ocean avenue, Long Island
The Amityville Files :

http://www.amityvillefiles.com/murders.htm



artigo sobre a venda da casa


a retirada dos corpos dos Defeo
George e Kathy Lutz

O livro foi adaptado para o cinema pela primeira vez em 1978:



Houve algumas sequências, parece-me que três, mas nada relevante.
Recentemente,em 2005,  apareceu uma nova adaptação, porém pouco fiel ao livro...no entanto, vê-se bem....





Nenhum comentário:

Postar um comentário