sábado, 28 de dezembro de 2013

Sala dos Homicídios- P.D. James

    

           Sala dos Homicídios- P.D.James


Sala dos Homicidios, P.D.James, Companhia das Letras,2004, São Paulo.
Título original- The Murder Room, 2003, Faber and Faber.



" A Sala dos Homicídios era grande, com pelo menos dez metros de comprimento, e bem iluminada, com três lustres pendentes, mas para Dalgliesh a primeira impressão foi de obscura claustrofobia, apesar das duas janelas a leste e de mais uma, que dava para o sul." (pág.37)

"- Não há problema com o contrato. Meu irmão mais velho e eu estamos decididos.O museu Dupayne continuará a existir." (pág.60)

Sala dos Homicídios é um daqueles romances policiais que surpreendem por não parecer um romance policial no que toca a forma como é narrado.
Por exemplo em Livro Primeiro-Pessoas e Lugares a descrição dos personagens,  como eram suas vidas anteriormente ao tempo presente da narrativa, nada deixam a desejar aos dramas de Elizabeth Gaskell, como por exemplo "North and South".
Seus personagens são bastante ricos interiormente, há uma variedade grande de emoções, segredos, paixões, medos e sobretudo astúcia.
Neste livro, o inspetor Adam Dalgliesh precisa resolver três homicídios relacionados com precisamente, A Sala dos Homicídios que por sua vez, é uma sala dentro do Museu Dupayne onde é possivel visitar os crimes mais famosos do período entreguerras.
Por trás dos crimes está a questão chave: afinal o Museu Dupayne manter-se-á aberto? ou por um capricho do irmão mais novo, encerrará suas portas antes do dia 15 de Novembro?
O museu, fundado pelo patriarca Max Dupayne está na família há gerações e abriga além das obras de arte e uma biblioteca bastante antiga e valiosa, abriga funcionários, como por exemplo a Senhora Tallulah Clutton ocupante da cottage desde que fora para lá trabalhar.
Para funcionários e familiares, é importante que a situação financeira do museu se estabilize para que possam manter seus empregos, e seus níveis de vida além de, para alguns, como a senhora Clutton, seu pequeno lar.
Portanto todos as pessoas ligadas ao museu tinham motivos para cometer os assassinatos, resta saber quem e seu real motivo.
Como as pessoas têm seus segredos mais profundos, um desses segredos foi o móbil para os homicídios.
Prontos para descobrir??

             A BBC adaptou o livro em uma minissérie em 2004:


Nenhum comentário:

Postar um comentário