segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Rose Madder- Stephen King


               Rose Madder- Stephen King


Rose Madder, Stephen King, Objetiva, 1996, Rio de Janeiro.
Título Original: Rose Madder, Viking,1995.





" -Nunca mais- murmurou. Enfiou a bolsa debaixo do braço e deu os primeiros doze passos para o espesso nevoeiro que era agora seu futuro." (pág.32)

"Eu retribuo, sussurra uma voz no fundo de sua mente. Mais cedo ou mais tarde, pequena Rosie, eu retribuo.Quer você queira ou não, eu retribuo." (pág.623)

Desta vez não vou dizer muito sobre o livro porque qualquer coisa que eu possa dizer a respeito não pode dar sequer uma ideia do que lá está dentro.
Literalmente.
Digo literalmente porque se formos fazer um paralelo entre o livro e o quadro que está dentro do livro, então é mesmo literalmente.
O leitor não faz mesmo ideia do que lá está inside...
Confesso que o livro surpreendeu-me imenso e por duas boas vezes como diria o próprio King, "por duas boas vezes", tive a sensação que tento passar a meus alunos de Leitura, que é a sensação de estar dentro do quadro, a observar e ver nitidamente e permitam-me acrescentar, cheia de medo, a cena final do quadro rose madder.
Para o leitor que tiver uma ótima imaginação, vai ver nitidamente indizível imagem da qual estou a falar.
"Rose Madder" é um livro surpreendente.
Um livro sobre a força de uma mulher, Rosie, cansada dos mau tratos do marido policial Norman (???) Daniels, e um dia, depois de catorze longos anos de provações extremas, (que também não vou contar,pois só mesmo lendo para se ter noção do quão cruel pode um ser humano ser.) saí de casa com o cartão de crédito do marido rumo ao desconhecido e podem apostar que é mesmo desconhecido.
Norman inicia uma obsessiva perseguição à sua esposa e fará tudo para encontrá-la e resgatar o que lhe pertence.Um autêntico psicopata.
Também é um livro no qual a mente sombria e criativa do autor está impecável e energicamente presente.
Stephen King no seu melhor, o ritmo da narrativa é dinâmica, capítulos curtos, uma expectativa sempre crescente.
Quando Rose entra no quadro pela segunda vez, pode segurar-se no sofá, na cama, onde quer que você esteja a ler, porque o portal vai abrir-se bem à sua frente.
Pode esperar.
Rose Madder, é um dos melhores trabalhos que já li do autor.
Sombrio.
Denso.
Terrível.
Forte.
Libertador.

Ainda não há nenhuma adaptação para o livro, mas creio que nas mãos de Michael Bay, não ficaria nada mau....
Ou sam Raimi, também seria uma boa opção....enfim....

2 comentários: