quarta-feira, 13 de junho de 2012

            

               O Cemitério- Stephen King



O Cemitério, Stephen King, Objetiva, 2011, Rio de Janeiro.
Título original- Pet Sematary




" Na madeira, em tinta preta meio apagada, liam-se com dificuldade as palavras:" Simitério" de bichos." (pág 58) vezes


" Às vezes,o cemitério de bichos é o primeiro encontro cara a cara com a morte que elas têm- disse Jud... (pág. 83)


"- Sua destruição e a destruição de tudo que o senhor ama, está muito próxima, doutor" (pág. 129)

Aí está um exemplo de como o título mal traduzido do livro poderia dar uma idéia errada da história.
As edições brasileiras optaram por assim  traduzir "The Pet Sematary", que seria, numa tradução mais fiel à narrativa e ao título original, Simitério de animais.
Trata-se sobretudo de uma história sobre família, sobre traumas do passado, e sobre saber perder para a morte quando ela chega.
Stephen King nos apresenta a história dos Creed, Louis e Rachel, e os filhos Eillen e Gage além  do gato da filha, Churchill.
Os Creed mudam-se para uma nova casa, em Ludlow, assim que Louis aceita o cargo de médico na Universidade do Maine.Tendo  como vizinhos  Judson e Norma Crandall um casal de meia idade.
Jud Crandall terá um papel crucial na vida de Louis. Será ele que vai levar a família a conhecer as redondezas do novo lugar e mostrar a eles o "Simitério de animais", um cemitério já bastante antigo onde crianças enterravam seus animais de estimação. Tanto a placa de madeira á entrada como os dizeres nas pequenas lápides foram escritas por ciranças, daí a caligrafia ás vezes incorreta.
Eilen fica impressionada com o sítio e à noite, questiona o pai sobre a morte.Louis tenta tranquilizá-la e sua esposa que ouvia a conversa, vem ter com ele e a sós falam da morte de Zelda, a irmã da sra. Creed, que padecia de meningite espinhal, e Rachel então com oito anos apenas estava sozinha em casa com a irmã no dia em que esta falece.
Rachel desde então é assombrada pelas recordações da enfermidade da irmã e culpa os pais por terem-na deixado sozinha no dia fatal.



Logo em seu primeiro dia de trabalho, Louis perde um paciente,Victor Pascow, que passa a fazer aparições em seus sonhos e a fazer profecias. Em um desses sonhos, o médico segue o fantasma até a um outro cemitério, que não o de animais, e quando acorda, tem os pés enlameados. Assustado, questiona se o sonho terá sido real.
Num feriado em que Louis fica sozinho em casa por não querer ver os sogros,por motivos de desavenças anteriores, Churchill é atropelado por um caminhão na estrada.
Sem saber como há de dar a notícia á filha, aceita a sugestão de Jud e enterra o gato no cemitério Micmac, localizado um pouco acima do cemitério de animais. O mesmo que Pascow lhe mostrava em sonhos.
Antes do feriado terminar, e a família voltar, Churchill volta para casa. Afinal, a lenda indígena de que animais enterrados em solo Micmac voltavam á vida era real. O gato, entretanto, volta mais agressivo, com um olhar deferente e mau odor.Eilen passa a estranhar o gato.
Inesperadamente, a vida de Gage é retirada. O pai, considera então, enterrá-lo no cemitério Micmac.
Acredito que a partir do capítulo 51 (segundo a edição aqui referida) o verdadeiro desespero e o horror tomam conta da narrativa numa corrida contra o relógio para um desfecho tão inesperado quanto terrível.
Porque, convenhamos, por um lado espera-se que as pessoas aprendam com os erros e não voltem a cometê-los. Mas por outro o desespero de quem já perdeu muito pode falar mais alto.É ler para crer !!!


"O Cemitério", como acontece com grande parte da obra de King, foi adaptado para o cinema em 1989 e faz parte da vasta galeria dos "clássicos dos anos 80" para quem gosta e entende de filmes de terror.
Houve um "Cemitério Maldito 2", mas na minha opinião descambou para o Trash trash, porque há o Trash, e depois os trash trash, o segundo dispenso.
O Grupo Ramones gravou "Pet Sematary" cuja letra está no link mais abaixo.
Considero este livro um dos mais sólidos do autor, porque consegue misturar numa poderosa narrativa elementos do drama familiar, com a pitada de horror que já lhe é clássica.
Não se deixem levar pelo título.Não é um livro sobre cemitérios.Não senhor.








Cemitério Maldito, 1989







                                          A letra da música dos Ramones :


                            http://www.vagalume.com.br/the-ramones/pet-sematary.html

                       








Imagem do cemitério Mic Mac









                                Stephen King em Cemitério Maldito
                                  




                



Nenhum comentário:

Postar um comentário