sábado, 2 de junho de 2012



Drácula- Bram Stoker
        


                                                 
                                              

  Drácula, Bram Stoker, Europa América, Mem Martins
  Título original- Dracula
  
"Caro amigo:
Bem vindo aos Cárpados. Espero-o ansiosamente. Durma bem essa noite.Amanhã ás três, parte uma diligência para Bucóvina; tem um  lugar reservado nela. No desfiladeiro de Borgo espera-o minha carruagem, que o trará até aqui. Espero que a sua viagem desde Londres tenha corrido bem e que venha a apreciar sua estada no meu país.
                         seu amigo,
                                                Drácula" (pág 10)

"É estranho, mas ainda não vi o conde comer nem beber. deve ser um homem muito especial.! " (pág 33)

"O nosferatu não morre como a abelha,quando espeta o ferrão. Ele é mais forte. E sendo mais forte, mais poder tem para perpetrar o mal."(pág 259)


Ora aí está o livro que gerou um dos mitos mais conhecidos e explorados da história da literatura e do cinema de terror.
Bram Stoker criou a figura lendária do vampiro (embora as lendas sobre vampiros já existissem muito antes na Europa de Leste) neste seu "Drácula" e
a partir daí o livro tornou-se referência para escritores pós Stoker, até aos dias de hoje.
Vale lembrar, que antes dele, Sheridan Le Fanu já havia escrito o livro "Carmilla" sobre uma vampira (1872) e Polidori na famosa noite de tertúlia com Mary Shelly escreveu o conto "O Vampiro" (1919)."Dracula foi publicado em 1897.
"Drácula" para o leitor nascido depois dos anos 80, poderá ser de difícil leitura posto que em sua maior parte os diálogos são escassos, a narrativa chega através das missivas e diários dos personagens alternadamente. Para uma geração que acompanha "os novos Vampiros" como Edward Cullen, vai sentir uma certa estranheza na leitura.
Em contrapartida, a narrativa é rica em detalhes geográficos, quase pictórica, principalmente no início, aquando a viagem de Jonathan Harker a Transilvânia.
O leitor deve estar preparado, como já mencionei, para uma leitura pouco dinâmica, embora de qualidade.
O enredo é simples, ou pelo menos deveria ser, se o personagem em questão  não fosse um vampiro.
Jonathan Harker, advogado, segue desde Londres a Transilvânia para tratar da compra de uma propriedade pelo conde Drácula.Vai, portanto visitar seu cliente em seu castelo, onde é feito prisioneiro.
Logo na primeira noite no castelo sombrio, Jonathan nota que o conde é um homem enigmático e com hábitos estranhos.
Decidido resolver o assunto da compra do imóvel o mais depressa possível para poder regressar a Londres para os braços de sua noiva Mina, o jovem terá que lidar  com forças sobrenaturais que retardarão sua partida.
O conde Drácula dá então, início a sua viagem de navio em direcção a Londres levando consigo caixas enormes de terra provenientes do solo de seu castelo.
Enquanto isso se dá na Transilvãnia, em Londres, Mina e sua amiga Lucy juntamente com o Dr. Seward,Arthur e Quincey, começam a sentir as primeiras mudanças dessa catastrófica viagem.
No decorrer da narrativa cada personagem será afetado e terá sua vida terrivelmente modificada pela presença do conde em Londres. Um rasto de morte e tragédia abater-se-á sobre cada um.
O dr. Van Helsing une-se aos demais na caça ao vampiro numa tentativa de salvar  Mina e suas próprias vidas.
Vale ressaltar o personagem Renfield, interno do hospital psiquiátrico e paciente do dr. Seward, que nutre pelo conde uma relação fiel e obsessiva, a quem chama mestre. Prestem atenção nele.
Esta obra de Stoker foi adaptada para o cinema várias vezes, dela resultou outros livros sobre o assunto, sendo "A hora do vampiro" de Stephen King um   deles com forte influência de Stoker.
"Drácula" é um livro de referência e como tal, imprescindível.

Who wants to live forever: as mil faces de Drácula no cinema:


         
                          O ator Max Schreck em "Nosferatu" 1922






                           O ator Bela Lugosi em  "Drácula" 1931








                O ator Christopher Lee em "O Vampiro da noite" 1958






             O ator Gary Oldman em "Drácula de Bram Stoker- 1992


    
           O ator Willen Dafoe em "A Sombra do vampiro" 2000


Nenhum comentário:

Postar um comentário