domingo, 10 de junho de 2012





    A Queda da Casa de Usher- Edgar Allan Poe





                                                 

                                               

A Queda da Casa de Usher, Edgar Allan Poe, Quasi, 2008, Famalicão.
Título original- The Fall of the House of Usher


"Ao longo de um dia tedioso, escuro e mudo do Outono desse ano, em que as nuvens se penduravam opressivamente baixas nos céus, eu estivera a percorrer, montado a cavalo, um porção de terra singularmente desolada, tendo acabado por me deparar,à medida que as sombras da noite se instalavam, com a melancólica Casa de Usher." (pág. 9)


"Um criado que aguardava tomou conta do meu cavalo e eu penetrei na arcada gótica do salão" (pág.14)


"Fiquei a saber, para mais, a intervalos e através de pistas arrevesadas e equívocas, uma outra característica singular do seu estado mental. Ele via-se acometido por certas impressões supersticiosas a respeito da habitação que ocupava, e da qual, há vários anos, não arriscava sair- a respeito de uma influência cuja suposta força se transmitia em termos demasiado obscuros para aqui serem reformulados- (pág. 19)


Bem, convido o leitor a entrar na mansão de Roderick Usher e conhecer os horrores que lá estão cravados nas paredes da Casa.
Este conto, um dos mais conhecidos de Poe, é realmente assustador se o leitor tiver a capacidade de transportar-se totalmente para dentro da Casa (aqui tratada com letra maiúscula, como no livro, por representar também um personagem) e tal como o narrador estar atento aos ruídos e segredos que ela esconde.
Poe foi mestre na criação de ambientes góticos, pesados, cheios do verdadeiro horror que escritores mais modernos ou realizadores de cinema tentaram criar sem sucesso. 
Aqui,  Roderick Usher envia uma carta a um colega de infância a pedir que este lhe faça companhia por uns tempos já que está a sofrer de uma doença provavelmente de origem nervosa que acabou por lhe atacar também o corpo.
Usher vivia com sua irmã Madeline a qual também padecia de uma doença desconhecida que lhe trazia apatia e perturbações nervosas.
O convidado dos Usher, atende o pedido e aos poucos vai se apercebendo que ambos os irmãos padecem de uma doença nervosa que deles  vai tirando as forças e a sanidade mental. Apercebe-se também ao longo da narrativa que a origem dessa doença pode ter a ver com a Casa e com algum segredo entre os irmãos.
Madeline, sucumbe à enfermidade e Usher pede ajuda ao amigo para colocá-la em um caixão numa das várias catacumbas " que existiam no interior do edifício".
Após o ocorrido, Usher piora radicalmente, mental e fisicamente a degradação é visível aos olhos do amigo que começa a sentir-se incomodado com a estadia na Casa.
Num crescente horror, Roderick Usher acredita estar a ouvir Madeline a andar pela Casa o que vai fazer a narrativa ir de encontro a um desfecho realmente aterrador.
"A Queda da Casa de Usher" simboliza a decadência dos irmãos atormentados por uma culpa partilhada que o leitor vai descobrir durante a leitura, a Casa em si, responsável por abrigar gerações dos Usher, sendo Roderick e a irmã os últimos, é o personagem responsável digamos assim, pelos maus genes que ali se instalaram anos e anos a fio. As casas, tem atmosferas e nem sempre boas.
Recomendo a leitura desse livro numa noite de chuva, frio e um bom chocolate quente com Maizena a acompanhar.
Altamente recomendável!


Gostaria de deixar aqui um pequeno aparte com relação ás traduções.
A edição que li e da qual retirei as citações, é uma edição portuguesa, assim como a grande maioria dos livros aqui comentados.
Por curiosidade, fui checar a edição brasileira e parecia que estava a ler livros diferentes.
Extremamente resumido, poucos detalhes, e outras grelhas que não vem agora aos caso. Mesmo porque, quem fez a tradução não está mais aqui para se defender.
Nem sempre simplificar as coisas é o melhor caminho.
Sem ofensa, prefiro as edições portuguesas, ou então ler no original. Há traduções e traduções.


                              A Queda da Casa de Usher no Cinema





Nenhum comentário:

Postar um comentário